Toshio Shimada

NAMAKUBI (cabeça decepada) (生首) – Tudo que você precisa saber!

Talvez você ja deve ter visto muitas tatuagens de samurais ou gueixas com a cabeça cortada e se perguntou qual é significado disso? Embora no ocidente a morte seja vista de uma forma negativa, no oriente tende a ter um sentimento mais como a libertação do espírito com matéria (corpo). Namakubi (cabeça decepada) têm raízes na classe guerreira no Japão feudal e podem representar uma série de coisas, incluindo destreza na batalha ou até mesmo o respeito pelo inimigo. Aqui abaixo vemos uma tatuagem de Namakubi, apenas com sangue, muitos tatuadores não sabem ou se esquece que o detalhe principal deste desenho está no pescoço cortado. Embora isso não seja uma regra, mas é sempre bom estar com o desenho composto pelos detalhes que fazer o significado principal do desenho e por isso é importante conhecer a história.

Namakubi (cabeça decepada japonesa) por Akhil, Reino Unido

Namakubi em tatuagens geralmente são usadas para simbolizar muitas coisas diferentes, como coragem, colocar medo nos rivais , respeito pelo próprio inimigo, ou até apenas a demonstração de ausência do medo como uma forma de rebeldia contra o sistema e leis. A vontade de aceitar seu destino com honra era também um dos motivos para os quais o namakubi era usado na época feudal do Japão. Pois na hora da morte, o kaishakunin (é uma pessoa designada para decapitar um indivíduo que realizou seppuku ou Harakiri) praticado pelos guerreiros samurais, às vezes cortava o pescoço para que a dor não durasse muito tempo e a vida do inimigo acabasse logo.
Era decapitado como forma de punição e exposto para mostrar as pessoas uma forma cruel de punir quem cometia algum tipo de inflação as leis.

Qual é o significado de TATUAGEM De Namakubi?

Considerada uma imagem brutal, afim de impressionar, a imagem grotesca e brutal do pescoço cortado é assustadora, e isso faz as pessoas terem medo de quem tem uma tatuagem como esta, quem as tatua demonstra sua coragem e aceitação da morte e transmitem um certo respeito. Talvez é essa a razão porque muitos se tatuam com imagens de Namakubi no Japão, Também existem as pessoas que se diz que o desenho do pescoço cortado é feito para trazer um certo tipo de sorte, um tipo de “amuleto”.
Acredita que ele tem o significado de afastar o mal e era um padrão popular no período Edo como um padrão auspicioso.
Além disso, diz-se que a TATUAGEM da cabeça cortada tem o significado de “aceitar com orgulho o próprio destino” e “uma vida em volta de uma reencarnação”.

Samurai nos degraus segurando uma cabeça decepada Pintura feita por Utagawa Kuniyoshi (1797 – 1861)

Tatuagens de namakubi com a cabeça de gueixa se tornou bem popular fora do Japão nestes últimos anos. Isso deve ter acontecido depois do romance chamado “Memórias de uma Gueixa”, que se tornou um grande sucesso principalmente na Europa e nos Estados Unidos, retrata a vida de uma mulher japonesa que foi vendida a uma casa de chá em Kyoto Gion (祇 園) quando ela tinha apenas 9 anos de idade e vivia como gueixa.
Diz-se que a tatuagem da “cabeça de gueixa” se tornou popular como uma das expressões de “amor puro” a partir do aparecimento de uma mulher que amava um homem mesmo enquanto vivia como gueixa.
Dependendo da pessoa que escolher, terá vários significados.

Trabalho feito por Fran Massino de Baltimore, MD USA

Significado simbolizado pelo pescoço:

  • “coragem”
  • “Atenção”
  • “Respeito”
  • “Não tenha medo”

Algumas curiosidades associadas ao pescoço

Embora não seja uma palavra associada a namakubi , existe uma teoria de que a origem de uma bola em um jogo como o futebol é “pescoço cru”.
Há muito tempo, na Inglaterra, quando uma batalha foi vencida, dizia-se que o general inimigo foi decapitado e chutado para elogiar a vitória, e que esse ato se espalhou pelas massas e se consolidou como futebol. Há uma teoria de que a origem dos jogos de bola como o futebol era que os piratas cortavam as cabeças das pessoas que viviam nas áreas rurais e as matavam, chutando a cabeça e jogando.

Fazendo uma busca pelo Google e o que podemos encontra sobre tatuagens de Cabeças cortadas são muitos desenhos feitos por tatuadores que usam os mais variados estilo para criar seus desenho de Namakubi, como vemos na imagem abaixo.

Horiyoshi III (nascido em 1946) é o  mestre da técnica de tatuar chamada tebori do Japão. Nakano se inspirou nas tatuagens quando viu um Yakuza (gangster japonês) com uma tatuagem de corpo inteiro em uma casa de banho pública quando ele ainda era criança, “cerca de onze ou doze anos”. Isso o motivou a visitar o lendário tatuador Yoshitsugu Muramatsu, também conhecido como Shodai Horiyoshi de Yokohama . Enquanto o mundo da tatuagem permanece em total sigilo e exclusividade de apenas grupos de mafiosos no Japão, Horiyoshi III transcendeu tabu, alcançando fama nacional e internacional.  Yoshihito Nakano, Horiyoshi III recebeu seu título do falecido mestre tebori Yoshitsugu Muramatsu, conhecido como aprendiz de Shodai Horiyoshi por dez anos aos 28 de idade ja tinha o corpo todo tatuado pelo seu mestre. Essa sensibilidade à tradição vai além de tebori . Nos últimos anos, ele se concentrou nas kakejiku tradicionais (pinturas japonesas em rolos) alem de publicar livros com desenhos da mitologia e folclore. Renderizando contos populares japoneses, caligrafia e assuntos religiosos em sumi (tinta preta) e pigmentos minerais tradicionais, Horiyoshi III entrelaça o passado, presente e futuro.

O Namakubi aparece no livro que tem Trinta grandes gravuras de cabeça cortada feitas pelo mestre das tatuagens tradicional japonesa Horiyoshi III. O conjunto é impresso em papel grosso de alta qualidade e vem com uma linda caixa de tecido marrom escuro e uma pasta de papelão. Um outro lado da obra de Horiyoshi que está além de qualquer descrição … Este livro está esgotado e é extremamente raro de se encontrar nos dias de hoje.

Além disso, Horiyoshi III faz tatuagens em tempo integral, publica livros com seus desenhos e é o fundador do único museu de tatuagem do Japão com sua esposa em Yokohama. Seu trabalho pode ser encontrado na coleção permanente do Museu de Arte Morikami. Com mais de quarenta anos de experiência, ele é a maior autoridade em tatuagem tradicional japonesa.

Link para o instagram https://www.instagram.com/yokohama_tattoo_museum/

Para saber mais sobre o museu entre em contato diretamente com no link acima.

Caso tenha gostado desse texto compartilhe, curta e siga o canal do studio Shimada Tattoo https://www.youtube.com/user/shimadatattoo e meu Canal Mishihara.com

Tatuadora, artista plástica, terapeuta e ativista quântica, estudante da ancestralidade japonesa, com mais de dez anos de experiência em decoração oriental, fundadora do projeto Artes Quânticas e hoje faz parte da equipe do Studio Shimata Tattoo

%d blogueiros gostam disto: