Toshio Shimada

Os significados da KITSUNE TATTOO MASK (狐面)

Tudo o que você precisa saber sobre a tatuagem Kitsune Mask.

Certamente você já deve ter visto o desenho de uma raposa branca com detalhes e listras vermelhas, esta raposa é chamada de kitsune, elas se tornaram muito populares no mundo geek entre videogames e anime japoneses. Nas tatuagens se tornaram os desenhos do folclore japonês mais usado pelas mulheres, mas claro que o público masculino também tem se tatuado com estas lendárias máscaras de raposas japonesas. As histórias retratam as lendárias raposas como seres inteligentes e possuidores de muitas habilidades paranormais. A sabedoria das raposas aumentam com o passar dos anos e por isso a idade é um dos pontos mais importantes, quanto mais velha a raposa, ela se torna mais forte e com mais sabedoria. De acordo com o folclore japonês os Yōkais de Kitsune todas têm a habilidade de mudar para a forma humana e sempre como uma bela mulher ou até mesmo uma velhas senhora. Alguns contos populares falam que a kitsune tem habilidade para enganar os humanos de diversas formas. Em outras histórias também retratam elas como grandes guardiãs fiéis e amigas dos humanos, elas podem se tornar amantes ou até mesmo boas esposas.

Algumas máscaras decorativas podem ser encontradas em diversas cores alem da tradicional com branca, um exemplo como esta que essa na cor preta com os olhos dourados, mas os detalhes vermelhos sempre são encontrados mesmo tendo variações de cores entre o preta ou branca.

Quando se trata de religião, o xintoísmo (Shin-to) é uma das religiões mais antigas e praticada no Japão, as raposas são interpretadas de várias maneiras. Na religião Shinto, os Kitsune são considerados criaturas místicas, possivelmente imortais, e mensageiros dos deuses. Como resultado, as imagens xintoístas chegaram à cultura da tatuagem no Japão já há algum tempo. As raposas são peças-chave no xintoísmo e na mitologia e podem significar muitas coisas, dependendo do contexto. Não apenas nas tatuagens mas em geral no mundo pop e nos dias de hoje atraindo um grande público jovem que se inspiram na cultura japonesa. As inspiração são constante entre os tatuadores e clientes da tatuagem. Um dos designs mais populares é da máscara Kitsune. Muitas das figuras da tradição xintoísta podem ter uma aparência mais ousada e ameaçadora, Kistune é uma imagem versátil com linhas e cores femininas e mais suaves. Os desenhos de tatuagem de máscara Kitsune tem uma grande popularidade entre as mulheres por ser uma lenda que envolve um certo romantismo além dos traços delicados da raposa. Existem diferentes deuses que controlam diferentes aspectos da vida diária. Dizem que os Kitsune são mensageiros de Inari- os deuses que ditam e representam a fertilidade, grandes colheitas de arroz, a prosperidade e a toda agricultura. Acredita-se que mudanças repentinas no clima também sejam obra de uma raposa trapaceira.

Em todo o mundo, as raposas têm reputação por muitas coisas diferentes; mas no Japão, eles têm um importante status místico, oscilando entre um símbolo de astúcia e um possuidor poderoso de grande inteligência e até boa sorte. Na cultura mística, as kitsune tinham a capacidade de mudar de forma rapidamente, elas podiam se passar por humanos e se misturar entre as pessoas. Em parte devido ao relacionamento próximo entre raposas e humanos, eles são frequentemente retratados como amigos fiéis, amantes ou companheiros leais. Não demorou muito para que percebessem as qualidades especiais desses animais e começassem a escrever histórias sobre seus curiosos companheiros. 

Uma boneca japonesa com mascara de Kitsune

Muitos contos de fadas retratam as raposas como um ser que é capaz de passar truques inteligentes e enganar as pessoas, e até mesmo nos desenhos animados modernos apresentam personagens de raposas como seres trapaceiros. No folclore japonês de certa forma não e muito diferente, por exemplo, As Kitsune são brincalhonas e entretanto, elas podem se passar por monges para pedir dinheiro a pessoas inocentes desavisadas. mas dependendo do contesto as raposas no Japão podem ser até bastante companheiras.  A fixação por raposas é mais profunda do que desenhos animados e contos de fadas, no Japão antigo as pessoas viviam e trabalhavam ao lado de raposas mantendo um convívio alegre e animado. Os kitsune são considerados trapaceiros e podem ter vários graus de travessura. O “bom” Kitsune se limitará a pegadinhas inofensivas, mas os “ruins” Kitsune são mais problemáticos.

Garotas japonesas em um tradicional cemitério no Japão usando mascaras de Kitsune em um ensaio fotográfico.

Temas comuns em tatuagens de máscara Kitsune

As tatuagens de Kitsune são tipicamente brancas com detalhes em vermelho ou rosa, já que esse é o look mais tradicional destas máscaras.

Às vezes, a máscara é apresentada sozinha ou cercada por imagens como flores de sakuras ao redor. Algumas combinação com uma máscara Kitsune são de flores de peônias. As peônias são imagens populares no mundo da tatuagem e, semelhantes ao Kitsune, simbolizam riqueza, boa sorte e prosperidade.

São comuns tatuagem de máscara Kitsune junto de um belo rosto de mulher escondida por atrás destas mascaras. Isso pode simbolizar uma conexão com a imagem de mulheres em festivais japoneses quando elas usam mascaras em suas performance de danças, ou ate mesmo com a personalidade brincalhona do Kitsune.

Mascara da Kitsune com flores de Sakuras, trabalho feito por Tiago Angelini

Dica de viagem, templo Fushimi Inari-taisha em Kyoto.

O santuário principal dedicado a divindade Inari, Inari é uma divindade popular associada as raposas, a colheita do arroz, e o bem-estar doméstico, e a prosperidade comercial em geral. Os santuários Inari são tipicamente construídos com paredes de madeira laqueada na cor vermelho, e suas entradas são marcadas pelos portões vermelhos chamados de torii. Os santuários pode ser encontrados em todo o Japão .

Imagens de raposas, que geralmente são adornadas com yodarekake ( Um espécie de babadores ) vermelhos, A cor vermelha passou a ser identificada com o deus Inari devido à prevalência de seu uso entre os santuários do Inari e seus portais vermelhos (tori). O santuário fica na base de uma montanha também chamada de Inari, que está 233 metros (764 pés) acima do nível do mar e inclui trilhas montanha acima para muitos santuários menores que se estendem por 4 quilômetros (2,5 milhas) e levam aproximadamente 2 horas para subir

Fushimi Inari-taisha é o santuário principal do deus Inari, localizado em Fushimi-ku, Kyoto, Província de Kyoto, Japão. : 68 Fukakusa Yabunouchicho, Fushimi Ward, Kyoto, 612-0882,

Horário :Aberto 24 horas Telefone : +81 75-641-7331

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: