
Fudō Myōō – 不動明王 é uma das divindades budistas mais conhecidas da tatuagem japonesa.
Fudō Myōō é uma das divindades budistas mais conhecidas da tatuagem japonesa, a popularidade dele não está somente entre as tatuagens pois muitos praticantes de artes marciais tem uma grande admiração por esta divindade. Ele é o protetor das Leis Budista e também uma emanação direta do Buda Dainichi Nyorai, um dos principais Buda do Budismo Esotérico. As primeiras esculturas do Fudō Myōō que foram feitas no Japão eram sentadas, mas esculturas em pé começaram a ser entalhadas no início do século XI. O Fudō Myōō usa sua espada para cortar a ignorância, e seu laço para amarrar os que bloqueariam o caminho para a iluminação. O grande peso dos ombros e das costas está plantado nas pernas firmes e rigídas o que é bem apropriado para uma divindade cujo nome significa “Imóvel”. É comum na Ásia chamar o Fudō Myōō como Acala ou Achala (em sânscrito: अचल “Imóvel”) também dharmapala (protetor do Dharma), proeminente no Budismo Vajrayana e em todo o Budismo do Leste Asiático. Ele é classificado entre os Cinco Reis da Sabedoria do Reino do Ventre. Consequentemente, sua figura ocupa uma importante posição hierárquica entre a Mandala dos Dois Reinos.

A mão direita do Fudo Myoo segura o Sankoken (三 鈷 剣), ou a Espada Kurikara (倶 利伽羅 剣), em algumas tatuagens você pode encontrar o dragão enrolado na espada, como estas imagens que seguem nesse post. Esse estilo de tatuagem é chamada no Japão de Kenryu. A espada afasta o mal e corta os desejos mundanos das pessoas. Na mão esquerda, ele segura um laço para aprisionar os seres do mau que bloqueariam o caminho para a iluminação. O Fudo Myoo é reconhecido por sua expressão facial muito feroz e os seus nomes indicam seu status de guardião inabalável que faz os inimigos sentir medo por sua aparência, já que sua face tem de um lado um olho para cima e outro para baixo, um lado da face olha para o bem e o outro lado olha para o mau, isso para manter um certo equilíbrio entre o céu e a terra.

Na China, ele é conhecido pelas tradições esotéricas Tangmi como Budong Mingwang (O Imóvel Rei da Sabedoria). No Japão, ele é conhecido como Fudō Myōō, que é a leitura on’yomi do caractere (kanji) 不動明王, do nome em chinês. Ele é muito importante no budismo japonês, onde é venerado nas seitas Shingon, Tendai, Zen e Nichiren, bem como no Shugendō. Ele também é altamente reverenciado entre alguns membros da Yakuza, por sua sua expressão facial intensa e o comportamento explosivo que o Fudō Myōō tem ao enfrentar seus oponentes, o que se torna um dos grandes motivos para que muitos membros da Yakuza se tatuem com a imagem desta divindade.

As origens do Fudō Myōō
Originalmente a divindade Mahayana Acalanātha, cujo nome significa “protetor imóvel”, Acala foi incorporado ao Budismo Vajrayana como um servo do Buda. Em Tangmi (Vajrayana chinês da era Tang), seu nome foi traduzido como Budong “imóvel” ( chinês :不 動; pinyin : Búdòng , chinês médio: / pǝw dungx /). Por sua vez, a divindade foi importada para o Japão como “Imóvel” (不 動, Fudō ) pelo sacerdote Kūkai (falecido em 835) que estava estudando na China como membro da missão Kentoshi e fundou o Budismo Shingon. Fudō Myōō é considerado o professor de Dainichi Nyorai. Apesar de sua fúria aparente apresentando-se como um ser quase demoníaco, ele está sempre disposto a salvar mesmo que precise usar toda a sua força, até mesmo em casos mais difíceis de salvamento dos que estão em apuros. Existe uma teoria de que a sua origem é o deus hindu Shiva, em particularmente por seus atributos de destruição e reencarnação.
A divindade se tornou mais popular durante a Idade Média, nos tempos modernos no Nepal, Tibete e Japão, onde representações em formas de esculturas são mais freqüentemente encontradas, sendo no Japão a origem de grande parte de sua iconografia.
Os rituais budistas são feitos para assustar seres malignos, titãs, homens do mau e destruir a força de poderosos demônios, tendo como objetivo afastar todos os fantasmas e espíritos malignos. Em alguns textos budistas, como o Sādhanamālā , os deuses hindus Vishnu (deus da preservação do mundo), Shiva (deus da destruição), Brahma (deus da criação do Universo) e Kandarpa (deus do amor) são considerados perversos porque causam renascimento infinito, e esses deuses têm pavor de Acala porque ele carrega uma corda para amarrá-los. Em outros textos, como o Mahāvairocana Sūtra, alguém dedicado ao Buda é instruído a visualizar o pé esquerdo de Acala em sua cabeça durante a meditação, para evitar obstáculos em alcançar Prajñā (discernimento).

Japão
Esta estátua é uma das mais antigas do Japão, originalmente composta por seis pedaços de madeira vazados, era anteriormente o ícone central do Kuhonji Gomadō em Funasaka, próximo de Kyoto.
Dica de viagem. Templo Takidani Fudo Myo-oji

O Templo Takidani Fudo Myo-oji foi fundado pelo bodhisattva Kobo Daishi e é um dos três maiores templos Fudo do Japão. É conhecido como um local sagrado com conexões para proteção contra o mal e cura para doenças oculares.
O templo foi fundado em 821 para oração pela saúde da nação e felicidade do povo. A estátua da divindade Fudo Myo-o que atua como o objeto principal de adoração foi esculpida por Kobo Daishi, junto com as estátuas acompanhantes das divindades Kongara-doji e Seitaka-doji. Todos são propriedades culturais importantes registradas. Como um dos três maiores templos Fudo do Japão desde os tempos antigos, os habitantes locais apelidaram afetuosamente o templo de coisas como “o deus dos olhos” e “Takidani no Fudo-san”. O templo realiza orações e rituais de purificação diárias, que são misteriosamente eficazes na cura de doenças oculares, trazendo sucesso nos negócios e evitando infortúnios. O templo atrai visitantes de todo o país.
O templo fica aberto para visitação das 08:30am até 16:30pm.
ENDEREÇO
1762 Ochikita, Tondabayashi-shi, Osaka, 584-0058
TRANSPORTE
15 minutos a pé da estação Takidanifudo na linha Kintetsu Nagano
PREÇOS
Taxa de oração ritual: aproximadamente ¥ 5.000.

Budismo Esotérico Shingon e Fudo Myo
O budismo esotérico também é chamado de budismo secreto porque os ensinamentos são ensinados diretamente do professor para os discípulos e em particular. No Japão, a seita Shingon foi aberta no período Heian, quando foi introduzida por Kobo Daishi Kukaijin. O budismo esotérico japonês sustentado por Kobo Daishi também é chamado de budismo esotérico Shingon.

Inscreva se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre várias histórias e significado da tatuagem e a cultura oriental. Deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, deixe seu like o link para o canal esta aqui abaixo.
https://www.youtube.com/user/shimadatattoo

