Toshio Shimada

Kurikara Ken, a espada (倶利迦羅) símbolo do deus Fudō Myō-ō (不 動 明王).

Kurikara Ken, a espada, 倶利迦羅, é o símbolo do deus Fudō Myō-ō e ela é a espada da sabedoria que derrota os três venenos que causam o sofrimento. Os três venenos (sânscrito: triviṣa) no budismo, refere-se aos três kleshas; raiz de ignorância, apego e aversão.  Venenos os quais são considerados a causa do sofrimento.

A divindade Fudō Myō-ō é retratado segurando uma espada de dois gumes com um punho de três pontas na mão direita e uma corda enrolada na mão esquerda. Com esta espada da sabedoria, Fudō Myō-ō corta mentes iludidas e ignorantes e, com a corda ele amarra aqueles que são governados por suas paixões e emoções violentas.

Kurikara Ken (倶利伽羅剣), na mitologia japonesa, pode ser representada também com um dragão enrolado a seu redor. A mitologia está associada com a transformação de Fudō Myō-ō em uma espada de fogo durante uma luta lendária. Diz a lenda que ele teve que lutar contra o deus símbolo de uma religião diferente, e ao se transformar em uma espada flamejante, seu oponente fez o mesmo e a batalha continuou sem vencedor. Desta forma, Fudō Myō-ō se transformou no Dragão Kurikara, envolvendo-se ao redor da espada adversária e a devorando desde sua ponta. Este episódio deu origem à representação iconográfica como a conhecemos agora.

O dragão que costumava ser um símbolo da divindade passou a ser homenageado após a luta de Fudō Myō-ō, especialmente durante o período Edo, quando a espada era um símbolo da lealdade. Assim, passou-se a produzir estátuas e espadas de Kurikara Fudō (nome pelo qual ficou conhecido) em maior número.

A espada Fudō zela por um bebedouro em uma passagem de montanha perto de Hachioji, Tóquio. Mas nessa região havia a presença de muitas cobras venenosas e algumas pessoas morreram com suas picadas. 

Dica de Viagem: Templo Kurikara Fudoji 倶 利伽羅 不 動 山 (桜)

Templo rural no topo da montanha cercado por cerejeiras

Kurikara Fudoji é um templo budista inaugurado em 812. O templo era historicamente uma parada importante para peregrinos religiosos.

Seus terrenos são inundados com as flores rosas de mais de 6.000 cerejeiras a cada primavera. A temporada de pico usual do templo, do final de abril ao início de maio, é um pouco mais tarde do que outros pontos de floração de cerejeira em Ishikawa.

Os terrenos do templo ficam no topo de uma montanha na cidade rural de Tsubata, por isso é recomendável que os visitantes venham de carro ou táxi.

Informação básica

Templo Kurikara Fudoji

  • Endereço: Ri-2 Kurikara, Tsubatamachi, distrito de Kahoku
  • Horas: 9:00 às 16:00

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: