O Nio mais famoso do Japão pode ser encontrado no portão de entrada do Templo Todaiji (東大寺) em Nara. Essas estátuas de 6 metros de altura foram feitas em 1203 dC, sob a direção dos famosos escultores Unkei e Kaikei .

No budismo, eles são considerados protetores contra os maus espíritos. Diz-se que a sua aparência feroz e ameaçadora do Nio afasta os maus espíritos e mantém os terrenos do templo livres de demônios. 

Nos santuários xintoístas, no entanto, os guardiões Nio são substituídos por um par de Koma-Inu (cães-leão Shishi) ou por duas raposas. Esses guardiões míticos do santuário também são retratados com posturas semelhantes – uma boca aberta e outra fechada.

Central dos Portões Templo Todaiji Nara-ken Japão(奈良県東大寺中門)

Niō (仁王) ou Kongōrikishi (金剛 力士) são dois guardiões fortes e musculosos do Buda que existem na entrada de muitos templos budistas por toda o budismo do leste asiático, na forma de estátuas assustadoras de lutadores e guerreiros. São manifestações dharmapala do bodhisattva Vajrapāṇi, o mais antigo e mais poderoso do panteão budista mahayana. De acordo com a tradição japonesa, eles viajaram com Gautama Buda para protegê-lo e há referências a isso no Canon Pāli e no Ambaṭṭha Sutta. Dentro da tradição pacifista geralmente budista, as histórias de dharmapalas justificavam o uso da força física para proteger os valores e crenças estimados contra o mal. Os Niō também são vistos como uma manifestação de Mahasthamaprapta, o bodhisattva de poder que flanqueia Amitābha no budismo da Terra Pura e como Vajrasattva no budismo tibetano.

Agyō (阿形)

Misshaku Kongō ou Agyō
Misshaku Kongō (密 迹 金剛), também chamada Agyō (阿形, “forma geral” das estátuas de boca aberta, ele é um símbolo da violência: ele empunha um martelo vajra “vajra-pāṇi” (com um conjunto de diamantes, o bastão de raio que somboliza símbolo do sol) com os dentes a mostra. Sua boca é descrita como estando na forma necessária para formar o som “ah”, levando ao seu nome alternativo, “Agyō”. Misshaku Kongō é Miljeok geumgang em coreano, Mìjī jīngāng em chinês mandarim e Mật tích kim cương em vietnamita. É equivalente a Guhyapāda vajra em sânscrito.

 Ungyō (吽形)

Naraen Kongō ou Ungyō

Narayeon Geumgang (Naraen Kongō) no templo Hwa-Eom na Coréia do Sul
Naraen Kongō (那 羅 延 金剛), também chamado de Ungyō (吽形, forma “um”, termo geral, estátuas de boca fechada aum) em japonês, é retratado com as mãos abertas e com uma espada. Ele simboliza a força letal, com a boca bem fechada. Sua boca é renderizada para formar o som “hūṃ” ou “Un”, levando ao seu nome alternativo “Ungyō”. Naraen Kongō é narayeon geumgang em coreano, nàluóyán jīngāng em chinês mandarim e Na la diên kim cương em vietnamita.

Angyo e Ungyo, também conhecidos como Nio ou Kongou Rikishi

São guardiões  que protegeram Buda na viagem a índia.

Eles são robustos, musculosos e seguram bastão na mão e na outra a mão aberta, representando a paz

Agyo, está de boca aberta, representando a primeira letra do alfabeto japonês A.

Ungyo, está de boca fechada, representando a última letra do alfabeto japonês Un.

Os dois juntos simbolizam, o início e o fim do universo, alfa e ômega, bem e o mal, vida e a morte, começo e fim, entre outras interpretações.

Também existe a crença que eles ficam na frente do portal para afugentar os espíritos mals.

Acredita- se também que eles podem ser formas do  ENLIL e ENKI, pelas semelhanças que carregam, o Agyo possui a mesa arma que o Enlil, um bastão chamado “Kenjaku”

Ungyo carrega um bastão chamado Sanken (tridente), o mesmo do ENKI, que também simboliza o Posseidon.

E alguns estudos acredita-se que a partir dessa interpretação, originou-se para outros países, nesta sequência

Japão

Inka

Persia

Babilonia

Mesopotania

Egito

U.K.

Na Tailândia a arte marcial mais conhecida hoje é o Muay Thai que tem o tigre da boca aberta e fechada com essa mesma interpretação.

os fuldog, na verdade seria leao de um lado, unicornio de outro, tanto que um deles tem um unico chifre

Tem imagens que mostra as culturas de todos os paises, simbolos, que mostra que todos tem esses dois, por exemplo no simbolo de UK unicornio do lado direito acorrentado, esquerdo um leão, e no topo o leão representando que eles são a favor de Yahweh

Já nos EUA, a estatua da liberdade, tem a tocha, “coroa” e nos pés dela tem corrente, que eles acreditam que representa o lado do “unicornio”..eles fizeram algumas semelhanças de rituais com fogo, a tocha da estatua, a tocha da olimpiadas.

o lado direito, tem uma imagem que mostra bem um humano, pisando em um leão, alguns símbolos e na mão direita uma pirâmide, representando os illuminates..

Os sumôs antes da luta ele faz com a mão esquerda, direita, embaixo e nao lembro mais mas em memoria desses 2

pq o meio eh onde fica o “supremo”

e mostrou em várias culturas tem duas estatuas, representando a mesma coisa e consegue defenir se eh bem ou mal pelo topo que tem no meio..

e na lista de países, Japão quis se colocar como primeiro, mas sabemos que maior parte da cultura veio da China e Korea e todos vieram mesmo eh da India..

Inscreva se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre varias historias e significado da tatuagem e a cultura oriental. deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, deixe seu like o link para o canal esta aqui abaixo.

https://www.youtube.com/user/shimadatattoo

Deixe uma resposta