
A TATUAGEM JAPONESA: HISTÓRIA E SIGNIFICADOS
A TATUAGEM JAPONESA já foi utilizada para diversos fins e inclusive ja foi usada como forma de punição para as pessoas que cometiam crimes no passado, na época do período Edo a tatuagem foi a forma que substituiu o corte das orelhas e do rosto ou nariz como marca de condenação por criminosos da época., a verdade é que existe um consenso sobre quando a tatuagem surgiu no Japão. Em 1827, Kuniyoshi o famoso xilógrafista japonês na arte Ukiyo-e, criou a versão ilustrada da historia chinesa “ Suikoden mais conhecida como 108 Heróis”. nesta versão japonesa da historia temos vários personagens com tatuagens coloridas pelo corpo muitas aventuras épicas. Muito popular no Japão, o estilo de como os personagens da historia Suikoden tornou-se motivo de inspiração para se tatuar como seus heróis guerreiros da historia. Os Japoneses se tatuam até nos dias de hoje seus heróis guerreiros desta historia.

No Japão a tatuagem é chamada de Irezumi – que significa literalmente inserir tinta na pele. No inicio esta pratica era feita com bambu técnica camada de tebori na língua japonesa. No inicio as tatuagens eram feitas apenas desenhos com flores e elementos da natureza. entre 1700 a 1800 muita coisa começou a se evoluir no Japão e com isso as cores na tatuagem começava a surgir, a cor vermelha foi incluída a tatuagem dando mais vida aos trabalhos. A coloração vermelha também trouxe o envenenamento de muitas pessoas pelo seu alto teor de Mercúrio, resultado desse mineral.

Hoje as tatuagens ainda podem ser feitas com o método tradicional (Tebori). Inclusive é bastante popular entre os apaixonados pela tatuagem japonesa. Muitos adeptos acreditam que por ser menos dolorido e resultar em graduações de tons que as máquinas não alcançam alem de manter um ritual muito antigo da tatuagem japonesa, a forma de tatuar a no tebori consiste em usar uma haste de bambu e várias agulhas de aço presas na ponta. É a força inserida, e a habilidade do artista em espalhar a pele para ser tatuada que diferenciam o resultado. Atualmente, as agulhas são descartáveis e as hastes podem ser de titânio ou aço inoxidável. Mas há ainda o bambu e o mais usado nesta arte milenar.

Todos os desenhos japoneses são cheio de historias envolvias em diversas lendas. As máscaras com chifres e dentes pontiagudos, elas são chamadas de Hannya. Elas simbolizam os confusos sentimentos humanos como ciúme, paixão, raiva, e ódio. Todos capazes de transformar o homem ou a mulher em um monstro. De uma forma reflexiva, a máscara é algo que mora dentro de cada um de nós e precisa ser controlado. A historia mais conhecida é a Kiyohime, que após ter seu amor recusado por um monge, enlouqueceu e transformou-se na clássica mulher com o corpo de serpente e rosto de demônio.
Entre as tatuagem japonesas muito comum ver o desenho de dragão (竜 ryū). O desenho japonês se diferencia por ter três garras em cada pata e os dragões na china tem quatro ou cinco. Ele é atribuído à sabedoria, bravura, força, sorte e prosperidade alem de representar a forca da natureza. As carpas, Koi (鯉), representam luta a persistência, esforço, determinação, sucesso e superação. desenhos muito populares são as de flores como as de Sakura (桜) (flor de cerejeira) com as pétalas caindo como se fosse uma nevasca usadas junto com a composição do tradicional fundo em tatuagens japonesas chamadas de Sakura Fubuki (桜吹雪)

Inscreva se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre varias historias e significado da tatuagem e a cultura oriental. deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, deixe seu like o link para o canal esta aqui abaixo.
https://www.youtube.com/user/shimadatattoo
Dicas de viajem para quem pretende visitar o Japão com tatuagens

As tatuagens existe em praticamente todas as partes do mundo, e de alguma forma ela talvez hoje seja vista como arte ou forma de expressão, Talvez você imagine que no Japão, a tatuagem faça parte da cultura, a tatuagem não é vista pelos japoneses da mesma forma que os ocidentais pensam. Afinal, Irezumi, ou a tatuagem tradicional Americana para muitos japoneses não faz parte do cotidiano, os japoneses muitas vezes não gostam de olhar para quem tatuagem. Mesmo esta arte existindo há muitos séculos ainda existe um certo tipo de preconceito. A cultura moderna da tatuagem no Ocidente baseia-se fortemente nas influências das lendas e japonesas, às vezes apropriando-se diretamente dos estilos e símbolos. No entanto, quando um o turista tatuado planeja uma viagem para o Japão, ele precisa estar ciente de que muitas pessoas no Japão não veem as tatuagens de maneira favorável. Como resultado de uma visão dominante anti-tatuagem e da história conturbada do Japão em relação as tatuagens, qualquer viajante que visite o Japão provavelmente descobrirá que ter tatuagens torna as coisas mais complicadas para eles – ou seja, se eles querem usar uma piscina, spa, academia ou entre em ambientes tradicionais ou até mesmo com as tatuagens expostas dentro de um transporte publico, provavelmente terá alguns olhares diferentes pelos japoneses ao redor. Por isso e bom sempre se prevenir e cobrir suas tatuagens quando necessário ao visitar o Japão.

Ao contrário de muitos países que todos sente se orgulhosos por mostrar suas tatuagens, é raro ver pessoas com tatuagens expostas no Japão. Muitos japoneses que gostam de tatuagens as mantêm totalmente cobertas por motivos sociais e por causa da necessidade de manter se empregado. Mesmo os membros da Yakuza mantêm sua tatuagens extremamente cobertas e tentam se manter discretamente na sociedade.
Há uma rebelião silenciosa contra essas regras prevalecentes e normas sociais no Japão, mas isso vai demorar muito até que a arte corporal ganhe aceitação popular ou aqueles que amam tatuagens e até mesmo os tatuadores possam usar a tatuagem como forma de trabalho no Japão. Alguns artista forma punidos por exercer a tatuagem como forma de profissão. também existe muitos casos por exemplo, uma série de grandes organizações japonesas proíbem e que os funcionários façam tatuagens, e o até o prefeito da cidade de Osaka, foi notícia há alguns anos atras exigindo saber de qualquer funcionário do governo com tatuagens – mesmo escondidas – deixando claro que queria eles para fora. (Deve-se observar aqui que não é incomum que organizações fora do Japão também tenham políticas rígidas de funcionários em relação a tatuagens e piercings visíveis.
Dica para quem quer visitar, um lugar em Tokyo que você pode encontra estúdios de tatuagens e pessoas nas ruas tatuadas.
Harajuku (原宿) refere-se à área ao redor da Estação Harajuku de Tokyo, que fica entre Shinjuku e Shibuya na Linha Yamanote . É o centro das culturas e estilos de moda adolescentes mais radicais do Japão onde as tatuagens são algo que faz parte da cultura do bairro, você também pode fazer compras de roupas e acessórios ligados a todo tipo de cultura pop.

O ponto da cultura adolescente de Harajuku é Takeshita Dori (Rua Takeshita) e suas ruas laterais, que são repletas de lojas de produtos geeks, butiques de moda voltada ao J-Pop e até o K-Pop, lojas de roupas usadas, estúdios de tatuagens, barracas de crepe e lojas de fast food voltadas para adolescentes que se preocupam com a moda e tendências.
Como Chegar em Harajuku
Pegue a Linha JR Yamanote até a Estação Harajuku para chegar à Rua Takeshita em Harajuku. Ou a Linha de Metro Chiyoda para a Meiji Jingumae em Omotesando. Os bairros são conectados por uma avenida principal, então andar a pé é a melhor maneira de conhecer este lugar.

