Toshio Shimada

O que significa a folha Momiji – 紅葉 nas tatuagens japonesas?

Vou explicar o significado da tatuagem japonesa com as folhas de outono chamadas de Momiji (紅葉). As folhas ficam vermelhas ou em tons de bordo no outono, originando o nome de folhas ou árvores bordo. Dizem que as folhas bordo japonesas são particularmente bonitas e suas cores vivas atraem os visitantes. Estas folhas costumam ser usadas nos desenhos de tatuagem no Japão e atualmente em outros países também. Neste post explicarei o significado das folhas de Momiji. 

A origem

A arte de apreciar as folhas de Outono no Japão é chamada de “Kōyō-gari” ou “Momijigari” ( 紅葉 狩 り), que tem origem na palavra Momiji (紅葉), que significa “folhas vermelhas” ou ” árvore bordo” e kari ( 狩 り ) , “caça”. Também é chamado de kōyō ( 紅葉 ) . “Kōyō” é outra pronúncia dos personagens para “momiji”. Em Hokkaidō, outra palavra para isso é kanpūkai ( 観 楓 会 ) .

Muitas pessoas no Japão fazem isso. As cidades de Nikkō, Tochigi e Kyoto são muito populares. A tradição começou na era Heian .

A natureza, a filosofia e o significado

O outono é a estação considerada a mais inspiradora dentre todos os poetas do mundo, motivo de entusiasmo para muitos artistas se inspirar nesta época, criar desenhos usando estas folhas para novas tatuagens. Ela tem a capacidade de transformar a melancolia dos ventos frios como um lindo tapete vermelho formado pelas folhas que caem ao chão .

A cultura japonesa sempre procurou formas de associar a natureza com suas crenças e vivências. É provável que tal fato se deva a características físicas do arquipélago, que possui sempre suas quatro estações muito bem definidas, com interpretações simplificadas. Muitas são as teorias, entretanto, o que se sabe a respeito dessa civilização milenar é que sua cultura é enriquecida pelos símbolos naturais relacionados a fatos históricos, lendas e crenças, algumas valorizadas até hoje.

Ilustração por Utagawa Hiroshige (1797) – (1858)

Sua simbologia mostra as três estações da vida: o nascer, o amadurecer e o fim, quando as folhas ficam incrivelmente avermelhadas e caem ao chão, colorindo parques, avenidas e ruas por todo o arquipélago.

As Folhas de outono (Momiji), são encontradas em todo o Japão na época do outono, em Kyoto durante séculos, os templo sempre foram repletos de árvores de momiji e no outono seus jardins requintados ficam brilhantes com a cor vermelha destas folhas.

Embora seja uma folha que representa o outono, o motivo que de ser tão popular em tatuagens japonesas tem várias razões mas basicamente são definidos motivos de ter um contraste das cores vermelhas e algumas verdes amareladas e simbolizando a transição do verão para o outono e nas tatuagens isso se torna um motivo para a pessoa ter um equilíbrio espiritual. 

Alguns japoneses se tatuam com um especifico número destas folhas, colocando 9 folhas tatuadas que é um numero considerado o numero da sorte em quase toda Ásia.

Significado da tatuagem de folhas de outono

  • Moderação (autocontrole)
  • Memórias ou recordações
  • boas mudança
  • equilíbrio

Mas além do vermelho intenso do bordo japonês, há mais de 10 mil tipos de árvores e arbustos diferentes que nos presenteiam com uma explosão de cores. Outras árvores populares no Outono japonês é a zelkova com seus tons laranja queimado e laranja ferrugem e o ginkgo biloba com suas folhas douradas em breve escreveremos de todas.

As diferenças da Momiji e Maple .

Ao falarmos sobre a Momiji muitos podem associar ou confundir com a Maple, folha bem popular e famosa do Canadá.

Imagem Ilustrativa da Momiji e da Maple

Em todo o Japão celebra as folhas vermelhas no outono é uma tradição. O fenômeno tem dois nomes: momiji e kouyou e definem duas coisas que são significativamente diferentes. Depois da Sakura, o momiji é o outro grande festival floral sazonal do Japão, quando a multidão japonesa visita os jardins ou faz caminhadas para apreciar o espetáculo oferecido por estas árvores com folhas vermelhas. No Japão, o outono começa no final de setembro, como em muitos países do hemisfério norte. No entanto, as folhas geralmente começam a ficar vermelhas em meados de setembro no norte do país, e terminam sua jornada no início ou mesmo em meados de dezembro nas regiões mais ao sul, sendo que a maioria das cidades japonesa vêem suas árvores se tingirem de vermelho durante o mês de novembro. Assim como na época do o Sakura, esta temporada tem um ótimo lugar no coração dos japoneses porque lembra que tudo é passageiro e que você precisa aproveitar as coisas antes que elas desapareçam.

Maple

Da mesma forma que o trevo em nossa mente está associado à Irlanda, e as tulipas com a Holanda, a menção da fantasia da folha de bordo atrai infinitas florestas canadenses.

Por mais de três séculos, a Maple tem sido o símbolo oficial do Canadá. A folha Maple adorna sua bandeira e é utilizada para fazer o famoso xarope doce. Quando os corajosos migrantes partiram para conquistar o norte americano, eles conheceram essas árvores pela primeira vez, então se associaram ao início de uma nova vida em um novo continente. A cor vermelha da folha tornou-se um símbolo de sangue derramado durante as andanças ao longo das intermináveis ​​planícies do norte, e o fundo branco da bandeira é a personificação da paz entre os povos que vivem neste país.

A Maple foi considerado especial não só para os canadenses. Na Rússia eles acreditavam que a alma de um homem após a morte poderia se mover para essa árvore. Há muitas lendas contando como uma pessoa se transforma em um bordo como resultado da maldição de uma mãe ou outro parente. Acreditava-se também que se você faz um instrumento musical da árvore da Maple, ela vai cantar com uma voz humana, falar sobre todos os seus problemas, em geral, começar a reclamar da vida em todos os sentidos.

Existe uma lenda Segundo a qual a folha de bordo se tornou um símbolo do Canadá, graças à visita do Príncipe de Gales Albert Edward. Os moradores locais foram extremamente inspirados e decidiram encontrar o convidado de honra com seus símbolos. Como resultado, os migrantes escoceses trouxeram ramos de rosas. E somente os filhos de migrantes que já nasceram no Canadá não tinham nada a levar. Então veio a ideia de tirar as folhas de bordo.

Os canadenses se orgulham do fato de que são eles que cultivam essa árvore.  Eles também consideram a folha como símbolo da unidade da nação.

Emblema imortalizado na bandeira, nas fardas de soldados e na moeda, sendo a personificação do bem, paz e orgulho em seu país.

Diferenças

Então a história que cada uma carrega é diferente e cientificamente fazem parte da mesma família Acer mas com suas características da espécie que também as tornam únicas. A Momiji é mais popular pela espécie Acer palmatum ou o popular bordo japonês que sozinho tem mais de 1.000 cultivos, a maioria selecionada no Japão, e muitas delas não se propagam mais ou não são cultivadas no mundo ocidental . Com sua delicadeza são geralmente cultivadas em vasos e raramente atingem alturas de mais de 50–100 cm ou se plantadas na terra sua altura varia entre 6 e 10 metros. Em alguns casos, pode chegar até a 16m, mas é raro. Suas folhas são 4 cm longas e 12 cm largura.

Acer palmatum é uma das melhores espécies para fazer bonsai, dado o tamanho das suas folhas, que fica muito facilmente proporcional ao tamanho da planta. A coloração das suas folhas sofre alterações bastante intensas ao longo das estações do ano, variando desde verde vivo, passando por amarelo e chegando a vermelho intenso antes da queda da folha no outono.

As Maples também pertecem a família da Acer e seu nome científico Acer Saccharum ou popularmente conhecida como folha bordo de açúcar é uma árvore de época normalmente atingindo alturas de 25–35 m e excepcionalmente até 45 m. As folhas podem chegar com até 20 cm. E suas cores possuem variações intensas.

Apesar de terem histórias, simbologia e características da científicas e da espécie diferentes. Ambas possuem suas cores fortes ressaltando mais a beleza além de sua importância história e simbólica e cultural de cada país.

Transição de cores da folha Acer Saccharum bordo de açúcar

Inscreva-se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre várias histórias e significado da tatuagem e da cultura oriental. Deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, e se gostou incentive com seu like ou comentário. Segue o link do canal abaixo

https://www.youtube.com/user/shimadatattoo

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

%d blogueiros gostam disto: