Toshio Shimada

O QUE SIGNIFICA A FOLHA MOMIJI – 紅葉 NAS TATUAGENS JAPONESAS?

Eu vou explicar o significado da tatuagem japonesa com as folhas de outono chamadas de Momiji (紅葉). As folhas ficam vermelhas ou em tons de bordo no outono, originando o nome de folhas ou árvores bordo. Dizem que as folhas bordo japonesas são particularmente bonitas e suas cores vivas atraem os visitantes. Estas folhas costumam ser usadas nos desenhos de tatuagem no Japão e atualmente em outros países também. Neste post explicarei o significado das folhas de Momiji.

A origem

No Japão, a arte de apreciar as folhas de outono é chamada de “Kōyō-gari” ou “Momijigari” (紅葉狩り), que tem origem na palavra Momiji (紅葉), que significa “folhas vermelhas” ou “árvore bordo”, e kari (狩り), que significa “caça”. Também é chamado de kōyō (紅葉). “Kōyō” é outra pronúncia dos caracteres para “momiji”. Em Hokkaidō, outra palavra para isso é kanpūkai (観楓会).

A natureza, a filosofia e o significado

Outono é a estação mais inspiradora para muitos poetas e artistas em todo o mundo, e as folhas de Momiji são uma fonte de entusiasmo para a criação de novas tatuagens. Essas folhas têm a capacidade de transformar a melancolia dos ventos frios em um lindo tapete vermelho no chão.

A cultura japonesa sempre buscou formas de associar a natureza às suas crenças e vivências. Talvez isso se deva às características físicas do arquipélago, que possui quatro estações bem definidas, cada uma com suas próprias interpretações. Existem muitas teorias a respeito desse tema, mas o que se sabe é que a cultura japonesa é enriquecida pelos símbolos naturais relacionados a fatos históricos, lendas e crenças que ainda são valorizados até hoje.

Ilustração por Utagawa Hiroshige (1797) – (1858)

Sua simbologia mostra as três estações da vida: o nascer, o amadurecer e o fim, quando as folhas ficam incrivelmente avermelhadas e caem ao chão, colorindo parques, avenidas e ruas por todo o arquipélago.

As Folhas de outono (Momiji), são encontradas em todo o Japão na época do outono, em Kyoto durante séculos, os templo sempre foram repletos de árvores de momiji e no outono seus jardins requintados ficam brilhantes com a cor vermelha destas folhas.

Embora seja uma folha que representa o outono, o motivo que de ser tão popular em tatuagens japonesas tem várias razões mas basicamente são definidos motivos de ter um contraste das cores vermelhas e algumas verdes amareladas e simbolizando a transição do verão para o outono e nas tatuagens isso se torna um motivo para a pessoa ter um equilíbrio espiritual. 

Alguns japoneses se tatuam com um especifico número destas folhas, colocando 9 folhas tatuadas que é um numero considerado o numero da sorte em quase toda Ásia.

Significado da tatuagem de folhas de outono

  • Moderação (autocontrole)
  • Memórias ou recordações
  • boas mudança
  • equilíbrio

Mas além do vermelho intenso do bordo japonês, há mais de 10 mil tipos de árvores e arbustos diferentes que nos presenteiam com uma explosão de cores. Outras árvores populares no Outono japonês é a zelkova com seus tons laranja queimado e laranja ferrugem e o ginkgo biloba com suas folhas douradas em breve escreveremos de todas.

As diferenças da Momiji e Maple .

Ao falarmos sobre a Momiji muitos podem associar ou confundir com a Maple, folha bem popular e famosa do Canadá.

Imagem Ilustrativa da Momiji e da Maple

No Japão, a celebração das folhas vermelhas no outono é uma tradição amplamente difundida e amada. O fenômeno é representado por duas palavras, “momiji” e “kouyou”, que se referem a duas coisas distintas. Depois da flor de cerejeira, o momiji é um dos principais festivais sazonais de flores no Japão. Os japoneses geralmente visitam jardins ou fazem caminhadas para apreciar o espetáculo oferecido por essas árvores com folhas vermelhas. O outono começa no final de setembro no Japão, como em muitos outros países do hemisfério norte. No entanto, as folhas geralmente começam a ficar vermelhas no meio de setembro nas regiões mais ao norte do país e terminam sua jornada no início ou meados de dezembro nas regiões mais ao sul. A maioria das cidades japonesas vê suas árvores se tingirem de vermelho em novembro. Assim como na época do sakura, esta temporada tem um lugar especial no coração dos japoneses, pois lembra que tudo é passageiro e que é preciso aproveitar as coisas antes que elas desapareçam.

Realmente, a folha de bordo tem um papel muito importante na cultura canadense, e é admirada em todo o mundo. Além de ser um símbolo nacional, a árvore de bordo é valorizada pelos seus benefícios ambientais, proporcionando sombra e proteção aos animais e ao solo. A madeira de bordo é usada na fabricação de móveis, utensílios domésticos e instrumentos musicais, como o violino. Além disso, o xarope de bordo é um produto famoso e amplamente consumido em todo o mundo, sendo um importante produto de exportação do Canadá. É realmente impressionante como uma simples folha pode ter um papel tão significativo na cultura e economia de um país.

Sim, é verdade. Embora as Momijis e as Maples pertençam à mesma família Acer, cada espécie tem suas próprias características únicas, incluindo tamanho, forma e cor das folhas. A espécie Acer palmatum, conhecida como Momiji ou bordo japonês, é cultivada em grande quantidade no Japão e é conhecida por suas folhas delicadas e sua capacidade de se adaptar bem ao cultivo em vasos, tornando-a uma excelente opção para bonsais. Já a espécie Acer saccharum, ou folha bordo de açúcar, é uma árvore de grande porte com folhas maiores e cores variadas que mudam ao longo das estações do ano. Ambas espécies são bonitas e têm grande importância cultural em seus respectivos países.

Transição de cores da folha Acer Saccharum bordo de açúcar

Inscreva se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre várias histórias e significado da tatuagem e a cultura oriental. Deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, deixe seu like o link para o canal esta aqui abaixo.

https://www.youtube.com/user/shimadatattoo

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

%d blogueiros gostam disto: