Toshio Shimada

FUDŌ MYŌŌ – 不動明王 é uma das divindades budistas mais conhecidas da tatuagem japonesa. 

Fudō Myōō é uma das divindades budistas mais populares na arte da tatuagem japonesa. No entanto, sua popularidade não se limita apenas às tatuagens, pois muitos praticantes de artes marciais também o admiram. Ele é considerado o protetor das Leis Budistas e é uma emanação direta do Buda Dainichi Nyorai, um dos principais Budas do Budismo Esotérico.

As primeiras esculturas de Fudō Myōō no Japão eram sentadas, mas esculturas em pé começaram a ser entalhadas no início do século XI. Fudō Myōō usa sua espada para cortar a ignorância e seu laço para amarrar aqueles que bloqueiam o caminho para a iluminação. Sua figura imponente apresenta ombros e costas largas, com pernas firmes e rígidas, o que é apropriado para uma divindade cujo nome significa “Imóvel”.

Na Ásia, é comum se referir a Fudō Myōō como Acala ou Achala (em sânscrito: अचल “Imóvel”), e ele é considerado um dharmapala, um protetor do Dharma, proeminente no Budismo Vajrayana e em todo o Budismo do Leste Asiático. Ele é classificado entre os Cinco Reis da Sabedoria do Reino do Ventre e, consequentemente, sua figura ocupa uma posição hierárquica importante na Mandala dos Dois Reinos.

Kenryu

Fudō Myōō é uma das divindades budistas mais conhecidas da tatuagem japonesa, a popularidade dele não está somente entre as tatuagens, pois muitos praticantes de artes marciais têm uma grande admiração por esta divindade. Ele é o protetor das Leis Budistas e também uma emanação direta do Buda Dainichi Nyorai, um dos principais Budas do Budismo Esotérico. As primeiras esculturas do Fudō Myōō que foram feitas no Japão eram sentadas, mas esculturas em pé começaram a ser entalhadas no início do século XI. O Fudō Myōō usa sua espada, a Sankoken (三鈷剣) ou a espada Kurikara (倶利伽羅剣), para cortar a ignorância, e seu laço para aprisionar os que bloqueariam o caminho para a iluminação. Em algumas tatuagens, você pode encontrar o dragão enrolado na espada, estilo chamado de Kenryu (剣竜). A espada afasta o mal e corta os desejos mundanos das pessoas. Na mão esquerda, ele segura um laço para aprisionar os seres do mal que bloqueariam o caminho para a iluminação.

O Fudō Myōō é reconhecido por sua expressão facial muito feroz e seus nomes indicam seu status de guardião inabalável que faz os inimigos sentirem medo por sua aparência. Sua face tem de um lado um olho para cima e outro para baixo, um lado da face olha para o bem e o outro lado olha para o mal, isso para manter um certo equilíbrio entre o céu e a terra. O Fudō Myōō é comumente chamado de Acala ou Achala (em sânscrito: अचल “Imóvel”) e também dharmapala (protetor do Dharma), proeminente no Budismo Vajrayana e em todo o Budismo do Leste Asiático. Ele é classificado entre os Cinco Reis da Sabedoria do Reino do Ventre. Consequentemente, sua figura ocupa uma importante posição hierárquica entre a Mandala dos Dois Reinos.

Kenryu

Na China, a divindade conhecida como Fudō Myōō é venerada pelas tradições esotéricas Tangmi como Budong Mingwang, o Rei Imóvel da Sabedoria. No Japão, o nome on’yomi do kanji 不動明王 é lido como Fudō Myōō, e ele é uma figura muito importante no budismo japonês. Ele é venerado em seitas como Shingon, Tendai, Zen e Nichiren, bem como no Shugendō. Além disso, devido à sua expressão facial intensa e comportamento explosivo quando enfrenta seus oponentes, o Fudō Myōō é altamente reverenciado por alguns membros da Yakuza, o que faz com que muitos deles escolham tatuar a imagem desta divindade.

Fudō Myōō

As origens do Fudō Myōō

Originalmente, a divindade Mahayana Acalanātha, cujo nome significa “protetor imóvel”, Acala foi incorporado ao Budismo Vajrayana como um servo do Buda. Em Tangmi (Vajrayana chinês da era Tang), seu nome foi traduzido como Budong “imóvel” ( 不動; pinyin: Búdòng, chinês médio: / pǝw dungx /). Por sua vez, a divindade foi importada para o Japão como “Imóvel” ( 不動, Fudō) pelo sacerdote Kūkai (falecido em 835) que estava estudando na China como membro da missão Kentoshi e fundou o Budismo Shingon. Fudō Myōō é considerado o professor de Dainichi Nyorai. Apesar de sua fúria aparente apresentando-se como um ser quase demoníaco, ele está sempre disposto a salvar mesmo que precise usar toda a sua força, até mesmo em casos mais difíceis de salvamento dos que estão em apuros. Existe uma teoria de que a sua origem é o deus hindu Shiva, em particularmente por seus atributos de destruição e reencarnação.

A divindade se tornou mais popular durante a Idade Média, nos tempos modernos no Nepal, Tibete e Japão, onde representações em formas de esculturas são mais frequentemente encontradas, sendo no Japão a origem de grande parte de sua iconografia.

Os rituais budistas são feitos para assustar seres malignos, titãs, homens do mau e destruir a força de poderosos demônios, tendo como objetivo afastar todos os fantasmas e espíritos malignos. Em alguns textos budistas, como o Sādhanamālā, os deuses hindus Vishnu (deus da preservação do mundo), Shiva (deus da destruição), Brahma (deus da criação do Universo) e Kandarpa (deus do amor) são considerados perversos porque causam renascimento infinito, e esses deuses têm pavor de Acala porque ele carrega uma corda para amarrá-los. Em outros textos, como o Mahāvairocana Sūtra, alguém dedicado ao Buda é instruído a visualizar o pé esquerdo de Acala em sua cabeça durante a meditação, para evitar obstáculos em alcançar Prajñā (discernimento).

Estatua, Fudō Myōō (Achala-vidyārāja) Período Heian (794-1185)
Japão

Esta estátua é uma das mais antigas do Japão, originalmente composta por seis pedaços de madeira vazados, era anteriormente o ícone central do Kuhonji Gomadō em Funasaka, próximo de Kyoto.

Dica de viagem. Templo Takidani Fudo Myo-oji

O Templo Takidani Fudo Myo-oji foi fundado pelo bodhisattva Kobo Daishi e é um dos três maiores templos Fudo do Japão. É conhecido como um local sagrado com conexões para proteção contra o mal e cura para doenças oculares.

O templo foi fundado em 821 para oração pela saúde da nação e felicidade do povo. A estátua da divindade Fudo Myo-o que atua como o objeto principal de adoração foi esculpida por Kobo Daishi, junto com as estátuas acompanhantes das divindades Kongara-doji e Seitaka-doji. Todos são propriedades culturais importantes registradas. Como um dos três maiores templos Fudo do Japão desde os tempos antigos, os habitantes locais apelidaram afetuosamente o templo de coisas como “o deus dos olhos” e “Takidani no Fudo-san”. O templo realiza orações e rituais de purificação diárias, que são misteriosamente eficazes na cura de doenças oculares, trazendo sucesso nos negócios e evitando infortúnios. O templo atrai visitantes de todo o país.

O templo fica aberto para visitação das 08:30am até 16:30pm.

ENDEREÇO

1762 Ochikita, Tondabayashi-shi, Osaka, 584-0058

TRANSPORTE

15 minutos a pé da estação Takidanifudo na linha Kintetsu Nagano

PREÇOS

Taxa de oração ritual: aproximadamente ¥ 5.000.

Budismo Esotérico Shingon e Fudo Myo

O budismo esotérico também é chamado de budismo secreto porque os ensinamentos são ensinados diretamente do professor para os discípulos e em particular. No Japão, a seita Shingon foi aberta no período Heian, quando foi introduzida por Kobo Daishi Kukaijin. O budismo esotérico japonês sustentado por Kobo Daishi também é chamado de budismo esotérico Shingon.
 


 

Inscreva se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre várias histórias e significado da tatuagem e a cultura oriental. Deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, deixe seu like o link para o canal esta aqui abaixo.

https://www.youtube.com/user/shimadatattoo

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Toshio Shimada

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading