Toshio Shimada

DESENHOS PARA TATUAGEM: IDEIAS E TÉCNICAS PARA COMEÇAR A SE DESENVOLVER NO RAMO.

Quer começar a desenhar mas não sabe por onde começar?

Então vamos falar de como fazer e criar idéias, criar desenhos que possam ser usados para tatuagens, nunca é fácil e todos sabemos, mas isso é uma questão de prática e conhecimento, quase sempre os  clientes entram em contato com o tatuador e trazem apenas a idéia e uma referências do que eles desejam fazer, e é nessa hora que vem o uso do seu conhecimento junto do seu talento.

Aprender a desenhar é algo muito importante e muitas vezes você vai pensar que desenhar é um bicho de sete cabeças, neste post vou contar um pouco de como eu faço para criar meus desenhos e como faço para buscar inspirações, porque quanto mais você desenha, mais idéias aparecem e mais possibilidades existem para criar algo novo e adotar um estilo de arte que você se Identifique.

Muitas pessoas pensam que a tatuagem não é diferente de desenhar no papel, mas isso não é verdade, existem algumas habilidades importantes sobrepostas, e ser um tatuador não é o mesmo que ser um desenhista.

Esta era a minha mesa de desenho em 2012 quando eu estava trabalhando na Noruega na cidade de Larvik.

Sempre quando observamos artes feitas por artistas, temos a sensação de que não é necessário ter conhecimento técnico avançado em desenho para criar uma obra de arte, com isso, muitos estudantes novatos têm a ilusão de que não são necessárias técnicas para criar novos desenhos para começar a trabalhar com tatuagens.

Vale a pena lembrar de que quando se trata de tatuagem não podemos levar como exemplo o Pablo Picasso, porque brincar de Picasso na pele e achar que você tem um estilo pessoal e único querendo fazer seu próprio estilo, não seria uma boa ideia, sua técnica de desenho é o resultado de uma escolha conceitual, e não o resultado de não saber desenhar.

Conhecer técnicas de desenho é essencial, especialmente sabendo que o ato de fazer uma tatuagem deve estar livre de erros, caso contrário, você poderá comprometer a pele do seu cliente e obter uma péssima reputação no mercado da tatuagem.

Por ser um trabalho realizado por pessoas, fica claro que algumas falhas podem ocorrer, porém, os erros devem ser evitados o máximo possível e nesse caso, também são necessárias técnicas para “encobrir” ou mascarar essa imprecisão.

 

Saiba o quanto é importante desenhar todos os dias.

No início não sombreie nada, apenas concentre-se em fazer linhas fortes e bem definidas, crie seus rascunhos a lápis ou pode ate usar o iPad, faça isso todos os dias, desenhe coisas usando referências com o máximo de detalhes possível.

As tatuagens são muito definidas pela linha, então acostume-se a pensar nas coisas que você desenha como sendo compostas de uma coleção de linhas, comece a desenhar coisas cada vez mais detalhadas, como desenhos que tenham diversas medidas de traços, traços finos e traços grossos, use papéis de transparência como papel vegetal ou papel manteiga, você pode ter uma mesa de luz para finalizar seus desenhos também.

Neta foto eu mostro um exemplo como eu usei as patas de galinha para criar as garras de Dragão.
Nesta foto um exemplo de como patas de galinha para criar as garras de dragão.
Toshio Shimada Preparando desenho para um cliente em uma convenção de tatuagem na Espanha.

A visão de uma iniciante no ramo.

Iniciei a um ano na tatuagem, e comecei sem saber meu rumo e estilo de desenho, então enquanto treinava a aplicação da tinta em pele sintética, estudava diversos tipos de desenho até me identificar com as histórias e arte oriental.

Assim comecei a acompanhar artistas com o estilo que me interessou, pesquisando em livros e pela internet, buscando temáticas e inspirações, tudo fica muito mais simples quando você se identifica com um tipo de arte, mas nada te impede de estudar vários.

japanese tattoo

(Iniciante Vivi no estúdio Shimada Tattoo, instagram @vivi.persona)

Inicialmente você procura ilustrações com a temática que escolheu, por exemplo uma Hannya, e se esforça para redesenhar várias vezes até aperfeiçoar seu traço e o deixar semelhante ao que usou de referência.

Muito importante lembrar que tatuar é bem diferente de desenhar no papel, mas chega um momento em que você adapta até a velocidade do seu traço nas ilustrações ou segura o papel como seguraria uma pele na hora de tatuar.

Tudo depende do tempo, paciência e da prática, nada se aprende da noite pro dia, desenhar diariamente e treinar com frequência em pele sintética ajuda na sua evolução.

O convívio com outros tatuadores em estúdio te auxilia também em aprender técnicas de desenho, pela troca de experiência e críticas construtivas.

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: