Toshio Shimada

A simbologia da carpa (Koi) na tatuagem Japonesa

As carpas (Koi) são extremamente importantes e presentes na cultura asiática. Tal importância deriva de anos de histórias e lendas, em especial de uma em que na época de reprodução, as carpas deveriam cruzar a China inteira através do rio  Huang Ho (rio Amarelo) para depositar suas ovas, passando por vários obstáculos como pequenas quedas d´água e rochas, ainda de acordo com a lenda, a carpa que chegasse no fim do percurso se tornaria um dragão.

Com a difusão dessa lenda, a carpa passou a ser símbolo de força, persistência e superação.

O Japão é cheio de festividades tradicionais, todas elas tem explicações baseadas em lendas e com significados muito interessantes. Conheça seis tradições e uma delas é o Koinobori (鯉幟 literalmente, Bandeira de Carpa?) é um costume do povo japonês de comemorar o Dia dos Meninos no dia cinco de maio hasteando birutas em forma de carpa. O costume anterior à restauração Meiji chamava-se fukinagashi.

No Japão, meninos e meninas são homenageados, tradicionalmente, em dias separados, havendo o Dia dos Meninos e o Dia das Meninas. O Dia das Crianças é posterior à Segunda Guerra, sendo comemorado no mesmo Dia dos Meninos (cinco de maio). A tendência moderna é que o koinobori se sincretize com a comemoração do Dia das Crianças e adquira um caráter cada vez mais decorativo, menos varonil, com a carpa representando a esperança dos pais de que suas crianças cresçam fortes e saudáveis.

O Dia das Crianças é o desfecho da Golden Week (Semana de Ouro) do japonês que junta três feriados nacionais: o Dia de Showa (29 de abril), o Dia da Constituição (3 de maio) e o Dia das Crianças (5 de maio). O dia 4 de maio é o Dia do Verde, dia que é “enforcado” sempre que os feriados do dia 3 e 5 caem num dia da semana. O 1º de Maio, embora não seja feriado nacional no Japão, também tem sido motivo de comemoração.

O caos impede a simetria.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: