Toshio Shimada

Tatuagens japonesas: histórias, lendas, folclore e muita cultura.

Os desenhos japoneses são um dos mais populares na arte da tatuagem, muitas pessoas não sabem que as imagens usadas nas tatuagens japonesas têm significado e um certo propósito. Esta é uma das razões pelas quais a tradição japonesa na tatuagem persiste há tanto tempo e atrai muitas pessoas de outras culturas. Caso você esteja pensando em fazer uma tatuagem japonesa, recomendamos a leitura deste guia para se familiarizar com o significado das tatuagens tradicionais japonesas e seu significado. 

HORIBUN Segundo Foto por volta dos anos 70 em Tokyo (初代彫文師)

Tatuagens japonesas: história e cultura

Tradicionalmente, as tatuagens japonesas começaram como um meio de transmitir status social, além de servirem como símbolos espirituais que eram frequentemente usados ​​como uma espécie de encanto para proteção e para simbolizar a devoção, não muito diferente das tatuagens religiosas modernas. Com o tempo, as tatuagens na cultura japonesa se desenvolveram como uma forma de punição semelhante ao que já aconteceu em Roma, onde era prática comum tatuar prisioneiros de guerra, criminosos e escravos como um meio de tornar instantaneamente reconhecíveis seu status na sociedade. Eventualmente, a prática desapareceu e as tatuagens voltaram como um símbolo de status entre a classe mercante que, curiosamente, foi proibida de exibir sua riqueza.

Após a Segunda Guerra Mundial, as tatuagens foram proibidas pelo Imperador do Japão, em um esforço para melhorar a imagem do Japão no Ocidente. As tatuagens no Japão estão ligadas a grupos organizados ligados a atos criminosos, mas isso nunca impediu que os estrangeiros ficassem tão intrigados a tatuagem japonesa que se tornou tão popular fora do Japão e tem cada vez mais a procura por este estilo de tatuagem fora e dentro do Japão. A associação moderna entre as tatuagens tradicionais japonesas e o elemento criminoso levou à adoção de tatuagens pela Yakuza, a máfia japonesa. Isso também serviu para promover a estética “legal” das tatuagens tradicionais japonesas.

Hoje, muitas pessoas orgulhosamente usam tatuagens no estilo japonês por seus belos méritos artísticos, composição fluida e o profundo significado associado aos muitos aspectos dos desenhos japoneses de tatuagem.

O significado das tatuagens japonesas tradicionais

Existem várias imagens e símbolos usados ​​no estilo japonês de tatuagem para transmitir significados específicos. Essas imagens são usadas para transmitir as crenças, aspirações ou traços de caráter de uma pessoa. Chamados de “motivos”, esses elementos de design têm o mesmo significado onde quer que sejam usados, para que o significado não seja exclusivo do indivíduo. Isso significa que qualquer pessoa que veja a tatuagem pode reconhecer instantaneamente o significado e o que o usuário deseja transmitir, sejam traços de personalidade, atributos de caráter ou associação a uma organização criminosa.

Tatuagens de dragão japonês:

Significado da tatuagem: sabedoria, força, força para o bem, vento/água

Os dragões no Ocidente tradicionalmente simbolizam força, inteligência e riqueza. Eles possuem uma força destrutiva, mas também são considerados como guardiões da natureza. Os japoneses e o leste asiático em geral vêem os dragões de maneira diferente. Na arte tradicional japonesa, os dragões são forças generosas e benevolentes que usam sua força para fazer o bem à humanidade. A sabedoria é outra característica atribuída aos dragões. Essas conotações positivas fizeram tatuagens de dragões entre as mais populares tatuagens do estilo japonês.

Arte feita pelo artista Utagawa Kuniyoshi Ryu (Ukiyoe)

Tatuagens de Koi:

Significado da tatuagem: determinação, força, coragem, desejo de sucesso, água

As tatuagens japonesas de peixes koi são uma das mais populares na arte tradicional da tatuagem japonesa. Koi é uma carpa nativa da China. Os koi recebem qualidades masculinas no folclore tradicional do Oriente, como força e bravura. Uma lenda antiga que fala sobre um cardume de carpas nadando correnteza acima no Rio amarelo na China. Com isso estes peixes ganharam força lutando contra a correnteza. Quando chegaram a uma cachoeira no final do rio, muitos dos peixes voltaram, deixando o fluxo do rio levá-los embora.
Mas um grupo de carpas restaram e não desistiram e continuaram saltando das profundezas do rio, tentando chegar ao topo da cachoeira. Seus esforços chamaram a atenção de demônios locais, que zombaram de seus esforços. Quando, finalmente um koi chegou ao topo da cachoeira.
Os deuses reconheceram o koi por sua perseverança e determinação e o transformaram em um dragão. Por esse motivo, Koi também simboliza determinação e um forte desejo de ter sucesso e se tornar “algo mais”, como a superação de obstáculos e chegar ao objetivo final.

Tatuagens de Fênix:

Significado da tatuagem: renascimento, triunfo, fogo

A tatuagem de Fênix, como muitas outras tatuagens japonesas, tem um fundo compartilhado com outras culturas. Muitos de nós estamos familiarizados com a história da Fênix; um pássaro que é consumido pelo fogo e depois se ergue de suas próprias cinzas. Muitos não sabem que a história existe em muitas culturas e muitas vezes ao longo da história, incluindo a mitologia grega e romana, o folclore do Oriente Médio e até as Américas. A versão da fênix japonesa se baseia na história que é indígena da China continental. Independentemente da origem, as tatuagens de fênix são destinadas a simbolizar o renascimento e o triunfo, assim como a renovação e a reconstrução de si mesmo.

Tatuagens de tigre:

Significado da tatuagem: força, coragem, protetor contra a má sorte, espíritos malignos e doenças, vento

A tatuagem japonesa de tigre traz consigo as mesmas características que atribuímos ao animal real – força e coragem, mas também o significando de vida longa. A tatuagem de tigre também é usada para afastar maus espíritos e má sorte, além de doenças. Dizem que o tigre é um símbolo tanto para o norte quanto para o sul; eles controlam o vento e são um dos quatro animais sagrados.

Tatuagens de Leão ou Fu-Dog:

Significado da tatuagem: protetor, forte, corajoso, boa sorte, heroísmo

Esta tatuagem se assemelha a um leão e um cachorro. Mais especificamente, parece um leão com orelhas pontudas. Dizem que são protetores, fortes e corajosos. Como estátuas, servem para manter o mal de fora, como tatuagens, servem como protetores e geralmente indicam uma pessoa corajosa com aspirações heróicas.

Tatuagem de cobra japonesa:

Significado da tatuagem: proteção, sabedoria, boa sorte, força e mudança

Nas tatuagens tradicionais japonesas, a cobra possui uma ampla gama de significados e desempenha uma série de funções importantes. Entre seus muitos atributos estão a proteção contra doenças, desastres e má sorte. As tatuagens de serpentes também representam sabedoria e proteção, principalmente dos resultados de más decisões. A cobra também pode incorporar regeneração, cura e medicina, como foi reverenciada na cultura japonesa em associação com ritos e remédios medicinais. Como símbolo de boa sorte, também foi para trazer boa saúde.

A tatuagem de cobra japonesa também representa o Divino Feminino , ou os atributos femininos sagrados. Pensava-se antigamente que, da mesma maneira que uma cobra perde sua pele, uma mulher pode assumir os atributos positivos de um homem. Pode parecer um pouco sexista, mas estamos falando sobre o Japão antigo, afinal.

Tatuagens de caveira japonesa:

Significado da tatuagem: vida, morte, mudança, reverência por mortos/antepassados

Embora a imagem do crânio humano em grande parte da cultura e da arte em geral tenha tido uma conotação negativa (como morte, perigo e um destino ruim), o crânio usado nas tatuagens japonesas tem uma representação positiva de ciclo de vida e morte.

Tradicionalmente, a tatuagem de caveira japonesa representa mudança, o que faz sentido, já que a morte é a maior mudança que o homem pode experimentar.

Tatuagens de flores japonesas:

As tatuagens japonesas de flores têm uma grande variedade de significados e são um desenho muito importante e muito valorizado na arte tradicional japonesa. 

Tatuagem Oni / Oni Mask / Demon Mask:

Significado da tatuagem: bem e mal, protetores, trapaceiros, demônios

A Oni Mask nas tatuagens japonesas é extremamente comum e se refere à crença em um mundo espiritual no qual os demônios desempenham seus papéis de punir o injusto e o mal, além de espalhar doenças.

Enquanto Oni são conhecidos por serem maus, alguns Oni são bons e são vistos como protetores. Um exemplo disso incluiria um monge que se tornaria um Oni após a morte para proteger seu templo. Em inglês, a palavra Oni é melhor traduzida como ogro ou troll (a palavra japonesa para “demônio” é na verdade “yokai”). Oni, no folclore tradicional japonês, são conhecidos por aterrorizar aldeias e atormentar os moradores. Sua associação com demônios na arte japonesa de tatuagem tem mais a ver com Oni agrupados no reino de criaturas sobrenaturais (junto com yokai) do que qualquer outro aspecto. Ainda assim, o simbolismo se mantém, já que as imagens do Oni saqueador não estão longe da idéia do espírito maligno que a tatuagem pretende transmitir.

Tatuagens de água / onda:

Significado da tatuagem: movimento, força, fluidez, vida

Muitas tatuagens japonesas apresentam água. Especificamente, as ondas são um elemento da arte japonesa que está entre as mais reconhecidas (feito artistas japoneses tradicionais, como Hokusai). A imagem da água nas tatuagens tradicionais japonesas geralmente é combinada com Koi, Dragões ou Oni. Além de simbolizar força e vida, as tatuagens na água transmitem a crença de que a vida, como a água, reflui e flui. É forte e rápido quando necessário, mas também pode ser gentil e calmo.

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Um comentário

  • Marcio Munhóz

    Oque falar de #Shimada, tatuador,historiador filósofo e muita simpatia no atendimento personalizadosem mais#aproveitem#in Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: