
Significado e Simbolismo do tigre na tatuagem
Entre os estilos de tatuagens, o japonês é um dos estilos mais populares que existe. Uma das principais razões pelas quais a tatuagem tradicional japonesa (irezumi) se tornou popular porque todas as imagens têm um significado por trás delas. As tatuagens japonesas têm uma profundidade adicional em sua arte. Esta e uma das razoes por o estilo de tatuagem oriental persistir por tanto tempo e estender sua popularidade entre a cultura ocidental.

Isso se aplica à tatuagem do tigre no Japão, entre como a muitas outras imagens. O tigre, na cultura japonesa, tem muito significado. Isso mantém essa imagem extremamente relevante, mesmo em momentos como este. A tatuagem do tigre tem um grande significado e, neste post vamos abordar sobre a história e o significado por trás dessa imagem histórica que e o tigre asiático.
História da tatuagem japonesa
As tatuagens japonesas tradicionais foram usadas como proteção e símbolos de devoção semelhantes às tatuagens religiosas em varias culturas antigas. Além disso, essas tatuagens eram usadas para exibir status na sociedade. Com o passar do tempo, essas tatuagens foram usadas como forma de marcar criminosos, escravos e prisioneiros de guerra. Eventualmente, as tatuagens no Japão voltaram a ser um símbolo de status em a classe dos comerciantes que, estranhamente, não deveriam exibir sua riqueza.
Avançando para a Segunda Guerra Mundial, o Imperador do Japão, em um esforço para melhorar a imagem do Japão para os ocidentais, as tatuagens foram proibidas a exposição publica. Mas isso não impediu que o lado do submundo do Japão fizesse tatuagens. Os ocidentais começaram a se interessar pelas tatuagens japonesas devido o grande valor artístico e cultural. Logo o movimento criminoso no Japão começou a surgir com suas tatuagens de corpo inteiro, o estilo Yakuza de tatuagem se tornou popular. Os membros da Yakuza (máfia japonesa) seriam tatuados da cabeça aos pés, mas você nunca saberia. Esse estilo de tatuagem cobria todas as partes do corpo, exceto as partes do corpo expostas. Os desenhos de tigre também são uma grande parte das tatuagens usadas pelos Yakuzas.
Simbolismo do tigre no Japão
O tigre japonês tem muitos significados que presumiríamos que o tigre tem na natureza. Força e coragem estão entre as qualidades que os amantes da tatuagem procuram quando tentam representar em suas tatuagens. O tigre também tem outras representações, como proteções contra espíritos malignos, desastre naturais, doenças e azar.
O tigre também é o símbolo do outono e do Norte na Ásia. O tigre é uma das divindades japonesas que foi adotada da cultura chinesa. O tigre controla o vento enquanto a fênix controla o fogo, o dragão controla a água e a tartaruga com uma cauda de cobra controla a terra.
Especificamente, o tigre japonês é chamado de Byakko na tradição japonesa. Está associado ao planeta Vênus e ele é branco. Byakko simboliza os guerreiros que lutaram pelo Japão e, portanto, muitos guerreiros usavam a imagem de tigre branco quando entrava em batalha.

Tatuagens como forma de punição no Japão
Como mencionado anteriormente, houve um período em que as tatuagens eram associadas apenas a criminosos e malfeitores. Era difícil para alguém se esconder ou seguir em frente com sua vida quando tinha a marca de ‘LADRÃO’ tatuada em sua testa. O uso de tatuagens voltou em quarto lugar de ser associado ao positivo e ao negativo. No entanto após um longo período, quando as pessoas do submundo começou a se tatuar novamente, a imagem das tatuagens mudou mais uma vez.
Variações de tigre japonês
Existem diferentes variações da tatuagem do tigre japonês e como elas são colocadas no corpo. Geralmente, uma imagem do tigre trás mais destaque e isso também trazendo maior força e sorte para quem esta tatuado, a tatuagem do tigre precisa ter espaço para ser tatuada e, portanto, o lugar principal seriam as costas inteira com uma imagem do tigre cobrindo toda a área, e logo a segunda opção braços ou pernas.
Manga de tigre japonesa
Uma maneira popular de fazer a tatuagem do tigre em volta do braço em forma de manga fechada. Ao fazer isso, a pessoa que usa essa tatuagem geralmente a usa para simbolizar a força interior e a coragem. Em muitos casos, você verá a manga do tigre acompanhada de outros símbolos japoneses, como flores de cerejeira ou ondas. O tigre geralmente está em uma posição agressiva ou pronto para atacar vítimas desavisadas. A pessoa que usa essa tatuagem no braço tem espirito de guerreiro.
Tatuagem de tigre e dragão japoneses
O tigre e o dragão juntos na cultura japonesa. Uma ideia é que o tigre e o dragão são os símbolos yin e yang dos tempos antigos e, juntos, formam o universo. Diz-se que o dragão reina sobre o céu e os céus. Esta criatura mítica simboliza o yang, enquanto o tigre representa o yin. O tigre fica perto do chão. Agachado e pronto para atacar. Ele fica perto da terra, que é representado pelo yin.
Com tudo isso dito, você pode ver a importância do tigre na cultura japonesa. Geralmente, um símbolo de força e coragem, você encontraria muitos guerreiros usando essa tatuagem. Muitos de nós nos sentimos guerreiros hoje. Quer nós literalmente lutemos para viver ou tenhamos lutado contra doenças e azar, a tatuagem do tigre pode ser vista como uma fonte de força e um símbolo da coragem que temos.
Inscreva se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre várias histórias e significado da tatuagem e a cultura oriental. Deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, deixe seu like o link para o canal esta aqui abaixo.
https://www.youtube.com/user/shimadatattoo

