Toshio Shimada

Fūjin o do vento, um dos mais antigo deuses xintoístas que esta presente nas tatuagens do estilo japonês.

A indústria da tatuagem moderna nos dias de hoje está repleta de novos estilos e tendências interessantes que atrai olhares de diversos púbicos.  Nos últimos anos tatuagens em estilo aquarela e os hyper realismos cheio de efeitos parecendo photoshop tomaram o mundo das tatuagens. Muitos estilos novos que despertaram a adoração dos fãs dessa arte, Também mais recente os personagens dos desenhos animados japoneses e também do mundo dos vídeos games, tem surgido muito entre um publico que digamos que são os pós adolescentes e até mesmo os já com uma certa idade.

Tatuagens feitas em cor preta usando diversos desenhos que variam entre escritas pequenas e coisas abstratas se tornaram bem populares chamadas de estilo Black work tattoo, também tiveram um aumento na popularidade tatuagens feitas no rosto usando caracteres japonês ou ate mesmo escritas em inglês sem muita preocupação ao que refere a significado. Entre tudo isso e os novos estilos de tatuagem modernos o que não mudou ou deixou de existir foi as gigantes e clássicas tatuagens de estilo japonês.

Por mais empolgantes que sejam os novos e brilhantes estilos de tatuagens modernos, os clássicos desenhos japoneses estão cada vez mais procurados por um publico que busca mais que um estilo de tatuagem. Eles buscam muito mais que somente a beleza dos traços e cores dos clássicos desenhos japoneses usados na tatuagem do Japão, além do tempo e toda história guardada em cada personagem ou figura, a fama da tatuagem japonesa carrega uma longa tradição no mundo da tatuagem. Como um aceno repleto de ondas que vai e vem a tatuagem japonesa permanece com uma gigante onda que carrega figuras mitológicas como a que gostaríamos de mergulhar um pouco mais fundo neste post sobre as tatuagens de estilo japonês, dando uma olhada em uma das figuras mais proeminentes da mitologia japonesa frequentemente retratada em tatuagens clássicas de estilo japonês, o deus do vento , Fujin.

Escultura de Fūjin do templo 
Sanjūsangen-dō em 
Kyoto Japão . 
Período Kamakura , século 13

Fujin (風神, “Deus do Vento”) ou Futen (風天) também usado pelos japonês deus do vento e um dos mais antigos deuses xintoístas. Ele é retratado como um poderoso ser mitológico que controla os poderes do vento, a aparência desse ser é de  um humanóide de cabelo vermelho de pele verde vestindo roupas feitas com pele de leopardo , carregando uma grande bolsa de ventos em seus ombros. Na arte japonesa, a divindade é frequentemente representada junto comoutro ser mitológico o Raijin , o deus dos raios e trovões e tempestades.

segundo as antigas historias do Japão, ele estava presente com Amaterasu (deusa do sol) na criação do mundo, e quando ele deixou o vento sair pela primeira vez da sua bolsa, tornou se claro a neblina da manhã e preencheu o espaço vazio entre o céu e a terra, e assim o sol brilhou. Acredita-se que ele vive acima das nuvens junto com Raijin, o deus do trovão.

Geralmente é representado carregando um grande saco de tecido (ou pele de animal), repleto de ventos, quando ele abre este saco, libera uma rajada de forte ventania. Na mitologia, Fujin e o deus dos trovões, Raijin junto com Amaterasu são responsáveis pelo controle climático do universo, por isso quase sempre são representados juntos (em algumas versões eles são interpretados com irmãos), supostamente seriam alguns dos inúmeros filhos de Izanagi.

Diz a lenda, que mesmo antes dos humanos habitarem o planeta terra, em uma discussão entre estes seres pelo controle climáticos do mundo. em uma batalha, o deus Fujin arrancou o braço esquerdo do deus Raijin. E em algum tempo depois, os dois deuses voltam a serem amigos e Amaterasu recuperou o braço perdido de Raijin para que este continuasse produzindo os raios e trovões.

As crenças tradicionais atribuem o fracasso da invasão dos mongóis através do mar do Japão no ano de 1274 a uma tempestade criada pelo deus Fujin, que e mais conhecida como Kamikaze (kami: divino e kaze: vento).

A iconografia do deus Fujin pode ter sua origem em trocas culturais ao longo do período em que a Rota da Seda se avançava pelos mais diversos territórios. Começando com o período helenístico, quando a Grécia ocupou partes da Ásia Central e Índia, o deus grego do vento Bóreas tornou-se o deus Wardo na arte Greco budista, em seguida, uma divindade do vento na China (Tarim) e, finalmente na divindade japonesa se interpretaria no deus Fujin.

aqui abaixo separamos uma serie de imagens de tatuagens usando a imagem do deus do vento Fujin.

Veja também no meu canal do youtube sobre a mascara do tengu. No folclore japonês: Tengu (天狗) significa “cachorro dos céus” e este nome tem origem em um ser celestial canino chinês (Tien Kou). A palavra “tengu” é originária do chinês “tien-kou”, que significa “cão celestial”.

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: