QUAIS SAO OS SIGNIFICADOS POR TRAZ DA MASCARA HANNYA!
A arte asiática sempre ocupou um lugar apreciado na indústria da tatuagem em todas as partes do mundo, na região central de são Paulo, no bairro da Liberdade (o bairro japonês) as Imagens ligadas à mitologia japonesa antiga são um dos temas mais populares na tatuagens feitas por Toshio Shimada. Recentemente em um vídeo de um tarabalho feito por Toshio no Tik Tok de uma tatuagem usando a mascara de Hannya ultrapassa os mais de 5 milhões de visualizações, a máscara de Hannya já se tornou um Ícone entre os amantes da tatuagem.
Neste post vamos falar mais um pouco sobre essa fascinante e misteriosa máscara japonesa!
As tatuagens no estilo japonês não são apenas bonitas, elas também são muitas vezes repletas de um rico simbolismo e com uma rica história por trás, gostaríamos de mergulhar mais fundo na história e no significado por trás de um dos pilares da arte da tatuagem no estilo japonês, a máscara Hannya (às vezes confundida com a máscara Oni (demônio) ou a pintura facial do teatro Kabuki).
A história da máscara Hannya
Esta máscara imponente e de aparência formidável se parece muito com um feroz demônio à sua primeira vista, mas no entanto, suas origens são baseadas em história reais, e também são muito mais profundas do que se imagina, para entender melhor sobre a máscara de Hannya, precisamos voltar ao século XIV. Ela apareceu pela primeira vez em uma variedade bem conhecida do famoso teatro japonês conhecido como “Teatro Noh”, que era muito popular naquela época, os atores faziam suas representações em peças Noh interpretando histórias por meio de gestos enquanto adornados com máscaras intrincadas.
As máscaras de Hannya são muito usadas em peças Noh para representar uma mulher que ficou tão dominada pelos sentimentos de tristeza, inveja ou raiva que acabou obtendo a forma de um demônio, e em algumas situações era confundida com dragão ou serpente. Suas características proeminentes são uma boca cheia de dentes afiados, olhos aterrorizantes de um monstro sombrio, além de presas e dois chifres seu rosto mantém uma certa aparência feminina de uma jovem mulher.
Significados e simbolismo da máscara Hannya
A própria máscara representa a raiva e a dor feminina e é demoníaca, raivosa, assustadora e perigosa, ao mesmo tempo que é atormentada, desolada, melancólica e triste. Dependendo do ângulo em que a máscara física estiver sendo segurada, a expressão parecerá zangada ou triste. No geral, a ideia por trás da máscara Hannya é representar as emoções intensas que podem vir à tona quando uma mulher calma e sábia é traída ou desprezada.
Embora a história geral e a aparência da máscara possam parecer sombrias, a palavra Hannya em japonês na verdade significa “sabedoria” e as próprias máscaras são consideradas um símbolo de boa sorte. No Japão de hoje, as máscaras são freqüentemente usadas como meio de afastar o mal.
Inscreva se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre várias histórias e significados da tatuagem e a cultura oriental. Deixe também seus comentários e sugestões sobre conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, e também seu like, o link para o canal esta aqui abaixo:

