Toshio Shimada

IREZUMI: BENTEN KOZO. Se você é fã de tatuagem japonesa, certamente já viu a imagem de Benten Kozo estampado em varias tatuagem tradicional japonesa

Se você é fã de tatuagem japonesa, certamente já viu a imagem de Benten Kozo tatuado ou desenhos desse personagem tatuado, usando roupas, maquiagem e cabelo de mulher.

Depois de realizar diversas pesquisas na internet, encontrei algumas informações muito interessantes sobre a tatuagem tradicional japonesa. Neste post, compartilharei um pouco dessa pesquisa e apresentarei um breve texto sobre este ícone da arte da tatuagem no Japão.

Sobre as Tatuagens da Yakuza e suas inspirações

Para entender melhor as inspirações que a Yakuza tem sobre tatuagens, é importante falar um pouco sobre a própria máfia Yakuza e sua história. Com certeza, as histórias encenadas no teatro kabuki são as que mais inspiram os amantes da tatuagem e membros da Yakuza.

A máfia Yakuza é um grupo organizado do crime japonês com uma história que remonta a mais de 300 anos. Desde o início, seus membros chamavam a atenção das autoridades locais por suas roupas distintas, cortes de cabelo peculiares e comportamento perante a sociedade japonesa da época.

A Yakuza foi fundada em 1612 por um grupo de jogadores de azar na cidade de Edo, onde nos dias de hoje é conhecida como Tóquio a capital do Japão. Inicialmente, o grupo foi criado para proteger os próprios jogadores de azar de extorsões e a intimidação por parte das autoridades locais. No entanto, com o tempo, a Yakuza se transformou em uma organização criminosa poderosa que se envolvia em várias atividades ilegais, incluindo extorsão, jogo ilegal, prostituição e tráfico de drogas.

Os membros da Yakuza se distinguem por suas tatuagens corporais elaboradas, conhecidas como irezumi, que muitas vezes cobrem todo o corpo. Essas tatuagens são consideradas uma forma de arte no Japão, mas também são associadas à criminalidade e à Yakuza. Além disso, os membros da Yakuza são conhecidos por seguir um conjunto estrito de regras e tradições, muitas das quais remontam aos primeiros dias da organização.

Apesar de ser uma organização criminosa, a Yakuza também tem uma presença significativa na sociedade japonesa. Eles muitas vezes estão envolvidos em negócios legítimos, como construção e imobiliário, e oferecem proteção e serviços a pessoas comuns. A Yakuza também é conhecida por ter uma estrutura hierárquica rígida, com líderes poderosos e membros de base que seguem suas ordens.

Apesar de ser uma presença onipresente na sociedade japonesa, a Yakuza enfrenta cada vez mais pressão das autoridades locais e internacionais. Nos últimos anos, o governo japonês tomou medidas para reprimir a atividade da Yakuza, incluindo a aprovação de uma lei que torna ilegal fazer negócios com a organização. No entanto, muitos argumentam que a Yakuza é uma parte integrante da sociedade japonesa e que suas raízes profundas tornam difícil erradicá-la completamente.

Sobre Bneten Kozo e sua vida no mundo do crime.

Benten Kozo é um personagem icônico do teatro Kabuki, uma forma tradicional de teatro japonês que remonta ao início do século XVII. A peça em questão é dedicada a uma gangue de cinco ladrões reais da cidade de Osaka durante o período Edo em meados de 1612, os membros se chamavam de Karigane Bunshichi, An no Heibei, Gokuin Sen’emon, Kaminari Shōkurō e Hotei Ichiemon. O personagem principal, Benten Kozo, é conhecido como um gizoku ou “ladrão honrado”, que lidera um grupo de indivíduos inteligentes e astutos para praticar suas atividades ilegais.

O nome “Benten Kozo” significa “o jovem monge de Benten”, em referência à deusa da música e da literatura, Benzaiten, que também é conhecida como Benten. Embora a peça seja baseada em eventos reais, o personagem de Benten Kozo é acreditado por muitos como sendo baseado em um servo do templo Iwamoto-in em Enoshima Island, que era dedicado à deusa Benzaiten.

A história de Benten Kozo é uma das mais populares no teatro Kabuki, e a peça é frequentemente apresentada em todo o Japão. A peça retrata a vida dos ladrões honrados da época e mostra sua coragem, lealdade e habilidade para enganar e ludibriar seus inimigos. A personagem de Benten Kozo é especialmente popular entre o público devido à sua personalidade cativante e à sua habilidade de liderar o grupo de ladrões.

Embora a história de Benten Kozo seja um reflexo da sociedade japonesa durante o período Edo, a peça continua a ser uma das mais amadas e respeitadas do teatro Kabuki. É uma obra que retrata a vida de ladrões honrados, e que continua a ser um dos símbolos culturais mais importantes do Japão.

Benten Kozô Kikunosuke era um jovem bonito e filho de um rico comerciante, mas ele não se sentia realizado com a vida que lhe era proporcionada. Sendo assim, decidiu fugir muito jovem para aproveitar a vida selvagem de um fora da lei se tornando umas especie de Robin Hood Japonês.

A história é conhecida por vários títulos, como Shiranami Gonin Otoko, que significa “Cinco homens em ondas brancas”, onde shiranami é um termo para ladrões.

Um dos aspectos mais famosos da peça são os discursos proferidos por Kozō e seus compatriotas quando eles dramaticamente removem seus disfarces e revelam suas verdadeiras identidades. A peça é uma representação cativante de uma época que um grupo de pessoas marginalizadas pela sociedade japonesa. Com suas cenas mostrando suas tatuagem atrai a atenção do público, os personagens são complexos, Benten Kozo por muitos anos continua a ser um clássico do teatro kabuki do Japão.

Além de sua história fascinante, a peça também é famosa por suas cenas que mostram a tatuagem como um tipo de instrumento de proteção para intimidar os oponentes. Na peça, Benten Kozo possui tatuagens impressionantes pelo corpo, o que torna toda a trama ainda mais intrigante. Essas cenas de tatuagem se tornaram tão populares que inspiraram muitas pessoas no Japão a se tatuar também até os dias de hoje.

Sobre umas das cenas mais famosas da peça

Benten Kozô mesmo sendo filho de um rico comerciante ele não se sentia realizado com a vida que lhe era proporcionada. Sendo assim, decidiu fugir quando era ainda muito jovem para poder aproveitar a vida, ele quiz desfrutar de selvagem e se tornar um fora da lei para viver perigosas aventuras.

Muitos anos se passaram e Benten e Nangô Rikimaru, outro membro da gangue, planejam extorquir dinheiro do dono de uma loja de tecidos chamada de Hamamatsu-ya. Para isso, Benten se disfarça de uma jovem do alto escalão, enquanto Rikimaru finge ser seu criado para dar cobertura no assalto.

Ao chegarem na loja, eles são recebidos calorosamente pelo gerente e por todos empregados da loja. Então são mostrados rolos de seda adequados para roupas de casamento, mas Benten finge não estar satisfeito com eles. Em um momento oportuno, ele secretamente coloca um pedaço de tecido no feixe, para depois recuperá-lo e escondê-lo em seu quimono. Infelizmente, um dos balconistas percebe a ação e uma briga se inicia, durante a qual Benten acaba sendo ferido na testa pelo gerente do estabelecimento.

Rikimaru, como escolta de Benten, faz a mediação entre eles, mostrando o recibo de outra loja e provando que o material não vinha de Hamamatsu-ya. Primeiro, chega Sônosuke, genro da dona da loja, e ouve a história. Em seguida, Kôbê, o dono, aparece e, por fim, um vizinho chamado Seji tenta mediar a situação, mas foi tudo em vão.

Rikimaru exige uma compensação de 100 ryô ( dinheiro da epoca) pelo ferimento na testa Benten, após algumas barganhas, Kôbê é obrigado a pagar. Mesmo que Benten tenha conseguido o que queria, ele se depara com as consequências de suas ações e percebe que a vida de fora da lei não é tão fácil quanto imaginava.

Benten Kozo tatuagem feita por Kuronuma Tamotsu (Horiyoshi II) Tokyo

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Toshio Shimada

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading