
Crisântemo as flores que simbolizam a eternidade e imortalidade (longevidade)

Crisântemo as tatuagens com muitos significados e histórias
Se você gosta de flores e tatuagem japonesas provavelmente já deve ter visto muitas flores tatuadas de crisântemos. Estas flores têm muitas histórias e significados, ela é uma das mais cultivadas em todo mundo e uma das mais populares no mundo. São consideradas a rainha das flores do outono e do inverno em todo o hemisfério norte. Essas flores são cultivadas há séculos, existem muitas variedades de cores diferentes como em vermelho, vermelho escuro, amarelo, rosa, roxo, laranja e branco.
Os crisântemos são flores que tem como principal simbolismo a eternidade, imortalidade (longevidade), uma flor muito representativa para o povo japonês, juntamente com as flores de cerejeira, são usadas em muitas cerimônias sejam felizes ou tristes. É oficialmente usada também como brasão de armas, desde o quarto ano da era Meiji, e é considerada um símbolo que representa a nobreza e a personalidade no Japão, de forma que o uso do símbolo crisântemo fora da família imperial é proibido. O Crisântemo Branco (Shiragiku 白菊) é o crisântemo oficial no Japão. Além disso, a razão pela qual se considera a flor da eterna juventude e longevidade acreditasse de ter o poder de afastar os maus espíritos, eliminando todo o mal e limpando energeticamente por causa dos seus efeitos místicos.
Os crisântemos Em ( chinês : 菊花 ; pinyin : Júhuā ) tem sua origem na China como uma erva de florescência já no século XV aC. A planta é conhecida como um dos Quatro Nobres Plantas ( 四 君子 ) na arte chinesa e de todo o leste asiático .
O cultivo de crisântemo começou no Japão durante os períodos Nara e Heian (início do século VIII ao final do século XII) e ganhou popularidade no período Edo (início do século XVII ao final do século XIX). Muitas formas, cores e variedades de flores logo foram criadas. A maneira como as flores foram cultivadas modelaram e desenvolveram a cultura do crisântemo. O Selo Imperial do Japão é um crisântemo e a instituição da monarquia também é chamada Imperio do Crisântemo . Segundo a lenda, diz-se que a monarquia japonesa foi fundada em 660 aC pelo imperador Jimmu ; Naruhito é o 126º monarca a ocupar o Trono de Crisântemo. Os registros históricos existentes apenas remontam ao Imperador Ōjin , que se considera ter reinado no início do século IV. O selo oficial da família Imperial é um crisântemo com 16 pétalas (imagem abaixo) e é usado para documentos oficiais do governo. Nas forças armadas, a Ordem Suprema do Crisântemo é a honra de maior prestígio que pode ser concedida pelo Imperador.
Uma série de festivais e shows acontecem em todo o Japão na época do outono, quando as flores florescem. Existe no Japão o Dia do Crisântemo ( 菊の節句, Kiku no Sekku ) é um dos cinco antigos festivais sagrados. É comemorado no 9º dia do 9º mês. Foi iniciado no ano 910 d.c. , quando a corte imperial realizou seu primeiro festival do crisântemo.
Nos desenhos de tatuagem são muito populares com a crença de afastar os maus espíritos, são feitas com cores vivas e tons vibrantes atraindo bastante atenção dos apreciadores das tatuagens japonesas.
E uma palavra de um velho ditado japonês de uma pessoa tatuada com flores de crisântemo
“Mesmo se eu morrer sozinho, este corpo estará junto com crisântemo deixando este mundo de uma forma bonita mantendo o meu espirito sempre vivo.”
Essa maneira de pensar dos japoneses que se tatua com flores de crisântemo é muito antiga e tem ligações com o Xintoísmo (神道) talvez nos dias de hoje não são usadas muito ou poucos conhecem.

Desde que o crisântemo foi cultivado pela primeira vez na China, a flor ainda tem um profundo significado cultural até os dias de hoje, especialmente na arte da tatuagem. O crisântemo é chamado um das Quatro Nobres Plantas, que inclui a flor de ameixa, a orquídea e o bambu. Estas são as quatro principais plantas representadas nas pinturas em aquarela tradicionais chinesas e derivam do confucionismo. Os crisântemos têm uma forte associação com a cultura oriental. Cerâmicas que foram encontradas na china datadas do século 15 aC retrata a flor como a conhecemos até hoje. O respeito por essa flor era tão profundo que uma cidade recebeu o nome de Chu-Hsien, ou cidade do crisântemo. Na China antiga, quase todas as partes do crisântemo tinham uso medicinal . As raízes eram cozidas para aliviar e usadas para aliviar a dor, as pétalas podem ate servir como alimento e as folhas podem ser usadas no preparo de uma bebida cerimonial parecidas com uma espécie de chá. A lenda diz que estas flores possuía o poder da vida longa e .
Flor de grande importância na Ásia e outros partes do mundo, o crisântemo simboliza muitos conceitos como:
- Amizade duradoura e devoção, lealdade
- Apoio familiar e entes queridos a união
- Alegria e bom humor, inclusive animar uma fases triste da vida
- Descanso e recuperação após um longo período ou provas difíceis ou mesmo grandes desafios.
- Vida duradoura e renascimento, especialmente o nascimento de um filho
- Lealdade e devoção
“‘Se você deseja ser feliz por toda a vida, cultive crisântemos’“, dizia um antigo filósofo chinês. Na China, o crisântemo é um símbolo da simplicidade e perfeição taoístas. O outono é a estação desta flor, um período de tranquilidade, perfeição e abundância após a colheita. Uma vez que floresce no inverno, também pode simbolizar a capacidade de mediar entre a vida e a morte, entre o Céu e a Terra. O antigo nome chinês para a flor de crisântemo é “Chu”.

Inscreva-se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre várias histórias e significado da tatuagem e da cultura oriental. Deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, e se gostou incentive com seu like. Segue o link do canal abaixo

