Toshio Shimada

IREZUMI: CRISÂNTEMO AS FLORES QUE SIMBOLIZAM A ETERNIDADE E IMORTALIDADE (LONGEVIDADE).

As tatuagens de crisântemo são muito populares em muitas culturas e têm vários significados e histórias associados a elas. Na cultura japonesa, as tatuagens de crisântemo simbolizam a longevidade e a imortalidade, além de serem associadas à família imperial. Na verdade, a flor de crisântemo é o símbolo nacional do Japão e é frequentemente usada em cerimônias oficiais.

Além disso, as tatuagens de crisântemo também podem ter significados pessoais para as pessoas que as escolhem. Muitas vezes, as tatuagens de crisântemo são usadas como uma forma de homenagear um ente querido que faleceu, já que a flor é frequentemente associada à morte e à vida após a morte.

Devido à sua longa história e significado cultural, as tatuagens de crisântemo podem ser altamente personalizadas. Algumas pessoas escolhem representações realistas da flor, enquanto outras podem optar por estilizações mais abstratas ou incorporar outros elementos, como animais ou paisagens.

Independentemente do estilo ou significado escolhido, as tatuagens de crisântemo são uma escolha popular e significativa para muitas pessoas em todo o mundo.

Crisântemo as tatuagens com muitos significados e histórias

Se você gosta de flores e tatuagens japonesas, provavelmente já deve ter visto muitas tatuagens de crisântemos. Essas flores têm uma rica história e significados, sendo uma das flores mais cultivadas e populares no mundo. São consideradas as rainhas das flores de outono e inverno em todo o hemisfério norte. Existem muitas variedades de cores diferentes, como vermelho, vermelho escuro, amarelo, rosa, roxo, laranja e branco.

Os crisântemos são flores que têm como principal simbolismo a eternidade, imortalidade (longevidade) e são muito representativas para o povo japonês. Juntamente com as flores de cerejeira, são usadas em muitas cerimônias, sejam felizes ou tristes. A flor de crisântemo branco (Shiragiku 白菊) é a flor oficial do Japão e é considerada um símbolo que representa a nobreza e a personalidade japonesa. O uso do símbolo do crisântemo fora da família imperial é proibido. Além disso, acredita-se que a flor tem o poder de afastar os maus espíritos, eliminando todo o mal e limpando energeticamente por causa de seus efeitos místicos.

Os crisântemos em chinês (菊花; pinyin: Júhuā) têm sua origem na China como uma erva de florescência já no século XV a.C. A planta é conhecida como uma das Quatro Nobres Plantas (四君子) na arte chinesa e em todo o leste asiático.

O cultivo de crisântemo começou no Japão durante os períodos Nara e Heian (início do século VIII ao final do século XII) e ganhou popularidade no período Edo (início do século XVII ao final do século XIX). Muitas formas, cores e variedades de flores logo foram criadas. A maneira como as flores foram cultivadas moldou e desenvolveu a cultura do crisântemo. O Selo Imperial do Japão é um crisântemo e a instituição da monarquia também é chamada de Império do Crisântemo. Segundo a lenda, diz-se que a monarquia japonesa foi fundada em 660 a.C. pelo imperador Jimmu. Naruhito é o 126º monarca a ocupar o Trono do Crisântemo. Os registros históricos existentes remontam apenas ao Imperador Ōjin, que se considera ter reinado no início do século IV. O selo oficial da família imperial é um crisântemo com 16 pétalas e é usado para documentos oficiais do governo. Nas forças armadas, a Ordem Suprema do Crisântemo é a honra de maior prestígio que pode ser concedida pelo Imperador.

Uma série de festivais e shows acontecem em todo o Japão durante o outono, quando as flores de crisântemo florescem. No Japão, existe o Dia do Crisântemo (菊の節句, Kiku no Sekku), um dos cinco antigos festivais sagrados, comemorado no nono dia do nono mês. Esse festival foi iniciado no ano de 910 d.C., quando a corte imperial realizou seu primeiro festival do crisântemo.

As tatuagens com desenhos de crisântemo são muito populares no Japão e acredita-se que afastam os maus espíritos. Elas são feitas com cores vivas e tons vibrantes, atraindo bastante atenção dos apreciadores das tatuagens japonesas.

Um velho ditado japonês de uma pessoa tatuada com flores de crisântemo diz: “Mesmo que eu morra sozinho, este corpo estará junto com o crisântemo, deixando este mundo de forma bonita e mantendo meu espírito sempre vivo.”

Essa maneira de pensar dos japoneses que se tatuam com flores de crisântemo é muito antiga e tem ligações com o Xintoísmo (神道). Talvez nos dias de hoje essa prática não seja tão comum ou seja pouco conhecida.

Além disso, o crisântemo é associado a vários significados em diferentes culturas. No Japão, por exemplo, a flor é o símbolo nacional e é usada em diversos eventos culturais, incluindo o Dia do Crisântemo, um dos cinco antigos festivais sagrados do país. Os japoneses também consideram a flor como um símbolo de amizade, felicidade e longevidade.

Na Coreia, o crisântemo é associado à nobreza e é considerado uma flor de sorte. Já no Ocidente, a flor é frequentemente usada em arranjos florais e simboliza alegria e otimismo. Em geral, o crisântemo é uma flor apreciada por sua beleza, durabilidade e simbolismo cultural profundo em todo o mundo.

Flor de grande importância na Ásia e outros partes do mundo, o crisântemo simboliza muitos conceitos como:

  • Amizade duradoura e devoção, lealdade
  • Apoio familiar e entes queridos a união
  • Alegria e bom humor, inclusive animar uma fases triste da vida
  • Descanso e recuperação após um longo período ou provas difíceis ou mesmo grandes desafios.
  • Vida duradoura e renascimento, especialmente o nascimento de um filho
  • Lealdade e devoção

“‘Se você deseja ser feliz por toda a vida, cultive crisântemos’“, dizia um antigo filósofo chinês. Na China, o crisântemo é um símbolo da simplicidade e perfeição taoístas. O outono é a estação desta flor, um período de tranquilidade, perfeição e abundância após a colheita. Uma vez que floresce no inverno, também pode simbolizar a capacidade de mediar entre a vida e a morte, entre o Céu e a Terra. O antigo nome chinês para a flor de crisântemo é “Chu”.

Inscreva-se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre várias histórias e significado da tatuagem e da cultura oriental. Deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, e se gostou incentive com seu like. Segue o link do canal abaixo

https://www.youtube.com/user/shimadatattoo

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: