Toshio Shimada

AS TATUAGENS NO JAPÃO: POR QUE ELAS SÃO TÃO LIGADAS À YAKUZA?

As tatuagens japonesas são um elemento fascinante e enriquecedor da cultura japonesa, que inspirou milhões de pessoas em todo o mundo, independentemente de terem tatuagens ou não. As criações da arte Irezumi são uma identificação única do próprio país, fazendo parte da magnificência e da magia do Japão. Embora muitas pessoas ainda tenham a visão contaminada por associações com a yakuza, essa decisão ajuda a defender o significado cultural de uma forma de arte que captura alguns dos melhores aspectos da gloriosa história e civilização do Japão. Embora a percepção arcaica da conexão de Irezumi com a criminalidade ainda persista em algumas partes da sociedade japonesa, a visão tem mudado gradualmente, especialmente entre os mais jovens e os mais conservadores.

Embora não haja uma lei específica contra a tatuagem no Japão, ainda existem regras não escritas que condenam tatuagens expostas em público, o que é curioso, uma vez que o Japão tem um forte traço cultural associado às tatuagens de corpo inteiro, conhecidas como irezumi. Muitas delas trazem motivos religiosos, mitológicos, animais, natureza e personagens da literatura e folclore japonês.

A associação da tatuagem com a yakuza, uma organização criminosa que opera no Japão há centenas de anos, é a principal razão por trás dessa percepção. No entanto, muitos jovens japoneses estão começando a adotar tatuagens como uma forma de expressão artística e como uma maneira de desafiar as normas sociais tradicionais. Aos poucos, as tatuagens estão se tornando cada vez mais aceitas na sociedade japonesa.

O que é a yakuza?

A Yakuza é uma organização criminosa do Japão que existe há mais de 100 anos. Ela é composta por diversas gangues, também conhecidas como “famílias”, que controlam diferentes territórios em todo o país. Os membros da yakuza têm sua própria hierarquia e códigos de conduta, que incluem a realização de tatuagens corporais (irezumi) e amputações de dedos como forma de punição.

Essa organização criminosa está envolvida em diversas atividades ilícitas, como tráfico de drogas, prostituição, extorsão, corrupção e jogos de azar. Embora a yakuza seja vista como uma organização violenta, muitos japoneses ainda têm uma certa fascinação por ela, em parte por sua história e cultura próprias, e também por sua atuação em algumas áreas, como o fornecimento de serviços de segurança para empresas e eventos.

A yakuza cresceu a partir de um movimento de vendedores ambulantes e pessoas envolvidas com jogos de azar que se uniram em grupos e se consideravam os guardiões do Japão tradicional e orgulhoso nacionalista japonês. Apesar de muitos membros estarem envolvidos em atividades criminosas, alguns dos chefes mais antigos são “contra” o tráfico de drogas e têm suas próprias razões para fazer as coisas de seu próprio jeito. Embora não haja leis específicas para lidar com a yakuza no Japão, as autoridades japonesas têm tentado reprimir suas atividades ilegais e enfraquecer seu poder.

E as tatuagens?

As tatuagens têm um significado cultural importante no Japão, e a arte Irezumi é uma identificação do próprio país. Mesmo que as opiniões da sociedade ainda estejam contaminadas por visões da yakuza, essa decisão ajuda a defender o significado cultural de uma forma de arte que capturou alguns dos melhores aspectos da gloriosa história e civilização japonesa. As tatuagens de corpo inteiro, chamadas de irezumi, são uma expressão de arte que traz motivos religiosos, mitológicos, animais, natureza e personagens da literatura e folclore japonês.

Embora as tatuagens sejam valorizadas pelos membros da yakuza, elas não são usadas como marcadores para indicar que uma pessoa faça parte da gangue. As tatuagens são vistas como uma representação pessoal da vida do membro da yakuza, ou algo importante para eles simbolicamente, que visa mostrar aos outros seus atributos pelos quais são conhecidos.

Os membros da yakuza geralmente têm quase todo o corpo tatuado, das costas às nádegas e a parte superior das pernas, bem como os braços. As tatuagens demoram muito tempo para serem concluídas e custam muito dinheiro, são feitas por sessões e os desenhos são cheios de detalhes. É uma honra ter um trabalho de tatuagens assinado pelo tatuador, e o nome de seu mestre tatuador é algo tão importante na tatuagem quanto a própria arte.

Embora as tatuagens estejam associadas à yakuza, as percepções estão mudando aos poucos pelos japoneses mais conservadores. Ainda há estigmas associados às tatuagens, e elas são frequentemente escondidas em público. No entanto, a arte Irezumi continua a encantar e inspirar milhões de pessoas em todo o mundo, independentemente de terem ou não tatuagens.

‘ A tatuagem tem a ver com respeito’

Embora as tatuagens sejam um símbolo de status e poder dentro da yakuza, é importante notar que a sua utilização não está ligada apenas a essas organizações criminosas. No Japão, as tatuagens têm uma longa tradição cultural que remonta a séculos, e muitas pessoas comuns também as utilizam como uma forma de expressão artística e individualidade.

No entanto, é verdade que a conexão entre as tatuagens e a yakuza pode ser vista como uma tentativa de ganhar respeito e temor, principalmente quando são usadas para intimidar pessoas. Mas essa associação não deve ser vista como uma regra geral, já que muitos membros da yakuza mantêm suas tatuagens escondidas quase todo o tempo, em público, para evitar problemas com a sociedade japonesa que ainda é bastante conservadora em relação à tatuagem.

Além disso, é importante ressaltar que a yakuza não é a única organização criminosa que utiliza tatuagens como um símbolo de identificação. Muitas outras gangues em todo o mundo têm adotado essa prática, o que mostra que a tatuagem pode ser usada como um símbolo de pertencimento em diversos contextos.

Inscreva se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre várias histórias e significado da tatuagem e a cultura oriental. Deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, deixe seu like o link para o canal esta aqui abaixo.

https://www.youtube.com/user/shimadatattoo

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Toshio Shimada

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading