Toshio Shimada

KAPPA: A LENDA DOS DEMÔNIOS QUE VIVEM NOS RIOS E LAGOS DO JAPÃO.

O que é um Kappa?

Quer saber sobre uma das criaturas mais curiosas do folclore japonês? Então conheça o Kappa! Essa criatura misteriosa habita rios, lagos e pântanos no Japão e é uma das mais populares lendas do país. O Kappa é uma figura peculiar, descrita como tendo um corpo semelhante ao de uma tartaruga, com uma concha nas costas e uma aparência que varia entre o verde e o marrom. Mas o mais marcante são suas mãos em forma de garra e uma espécie de “prato” na cabeça, que contém água e é sua fonte de poder.

Não é à toa que muitas pessoas no Japão e fora dele adotaram o Kappa como tema de suas tatuagens. Além de ser uma figura icônica do folclore japonês, a lenda do Kappa também tem suas curiosidades: por exemplo, dizem que ele pode ser vencido se você fizer uma reverência a ele, pois ele é obrigado a retribuir o gesto, derramando a água de sua cabeça e perdendo seus poderes. Outra curiosidade é que, apesar de ser um ser temido, o Kappa também é associado a brincadeiras e travessuras com humanos, como puxar suas pernas ou roubar pepinos – que são sua comida favorita!

Então, se você gosta de lendas curiosas e criaturas misteriosas, o Kappa é uma figura que certamente vale a pena conhecer. E quem sabe, até mesmo tatuar em sua pele para ter um amuleto de boa sorte ou uma homenagem ao folclore japonês!

Trabalho feito por Jerad Shealey, Seattle, WA USA

As varias formas de chamar e os nomes do Kappa no Japão

Kappa (河 童 criança do rio) é o nome mais popular e conhecido no Japão e também fora do Japão, às vezes pode ser chamado de Kawataro (河 太郎 menino do rio), aqui vou dar mais exemplos de nomes conhecidos no Japão, Kawako (河伯 conde do rio ou 河 子 criança do rio), Kawaranbe (河 ラ ン ベ), Gatarō (が た ろ う) ou Enko (猿猴), entre muitos outros nomes. existe há menos de 80 nomes usado para o Kappa. Isso deve ser pelo fato que o Japão sempre manteve suas lendas urbanas da maneira verbal e quase que não se registrava em livros, e cada geração se acrescentava alguma coisa a historia desses seres.

Os detalhes característico sobre o Kappa.

Além disso, a lenda conta que os Kappas são conhecidos por serem seres travessos e brincalhões, mas também podem ser perigosos para os humanos. Eles são considerados criaturas com apetite voraz, e costumam atacar as pessoas que se aproximam dos rios e lagos onde vivem. No entanto, eles também podem ser atraídos por pepinos, e muitas vezes são representados carregando esta fruta em suas mãos. Curiosamente, há uma crença de que, se você fizer uma reverência ao Kappa quando se aproximar de um rio ou lago, ele irá responder com uma reverência em troca e deixará você em paz. Além disso, há histórias de que, se você conseguir pegar o Kappa e derramar água da sua tigela na sua cabeça, ele irá conceder um desejo em troca da sua liberdade. Mas cuidado, pois os Kappas também são conhecidos por roubar o shirikodama, uma bola de carne que acredita-se estar localizada no ânus humano, causando morte instantânea. Então, sempre que estiver próximo de um rio ou lago, esteja alerta e respeite as lendas sobre os Kappas!

Mesmo ainda nos dias de hoje, na era da razão e do conhecimento, existem lugares próximos à rios e lagos no Japão que apresentam placas de avisos para que as pessoas tomem cuidado com os demônios das aguas, o terrível Kappas.

O kappa é uma criatura interessante e misteriosa. Embora seja retratado como mal-intencionado na maioria das histórias, ele também tem um lado positivo. Os kappa são muito inteligentes e, às vezes, são considerados honrados e justos. Eles também são conhecidos por serem excelentes nadadores e capazes de nadar rapidamente em águas agitadas.

Além disso, o kappa é conhecido por ter habilidades sobrenaturais, como a capacidade de se teletransportar de um lugar para outro e de controlar a água. Eles também são capazes de falar com as pessoas, embora prefiram conversar com outros kappa.

Uma curiosidade interessante sobre o kappa é que eles adoram pepinos e, por essa razão, é comum ver os japoneses deixando pepinos próximos aos rios e lagos como um gesto de paz com essas criaturas.

Outra lenda conta que os kappa são apaixonados por sumô e muitas vezes desafiam os lutadores humanos para competições. Dizem que o kappa é especialmente bom em manobras de luta agarrando os tornozelos de seus oponentes com sua força incrível.

No entanto, é melhor manter-se cauteloso em relação a um kappa, pois eles são conhecidos por serem vingativos e podem atacar humanos que desrespeitam a natureza e os rios.

Takagi Toranosuke lutando com um kappa no rio. Artista: Ichiyusai Kuniyoshi ano de 1834

Mesmo que nunca alguém prove que viu um Kappa de verdade isso não e raro que os japoneses acreditam fortemente em sua existência. Acredita-se que os Kappas são criaturas semi-aquáticas, que vivem principalmente na água e às vezes se aventuram na terra em busca de humanos desavisados.

O Kappa geralmente é descrito como um yokai (demônio). Na religião Shinto, entretanto, o Kappa é considerado um Kenshin (avatar) do Suijin (水 神 uma divindade da água). Nas província de Aomori e Miyaki no Japão, muitos santuários são montados e dedicados à adoração do Kappa como uma divindade ligada as água dos rios e lagos. Em cidades como Tokyo, Ushiku, Komaki e Misawa, festivais de verão são uma grande atracão do verão, estes festivais são chamado “Kappa Matsuri” é realizado anualmente em homenagem ao mítico ser Kappa. Haviam no Japão, muitos festivais destinados a aplacar a fúria dos Kappas, nas esperança de terem uma boa colheita. E curiosamente alguns desses festivais acontecem ainda nos dias de hoje.

O melhor método para subjugar um kappa é cumprimentá-lo muitas vezes, curvando a cabeça, como fazem os japoneses para se comprometam uns aos outros. Como é uma cortesia fora do comum, o kappa vai sentir-se obrigado a curvar a cabeça, em resposta. Após vários cumprimentos com a cabeça, todo o líquido (que lhe dá poderes e força, fora da água) terá se derramado do topo de sua cabeça e ele será forçado a voltar ao seu lar aquático rapidamente.

Outra estratégia para aplacar um kappa mal-intencionado é dar-lhe pepinos para comer, pois trata-se de seu alimento predileto. Diz-se que riscar o nome dos familiares na casca de pepinos e depois jogá-los dentro da água protege essas pessoa contra os kappas, que, ao aceitarem os pepinos para comer, ficam moralmente obrigados a não fazer mal a essas pessoas.


Também não é raro que se atribuam aos Kappas o sumiço de cavalos e vacas em áreas ruais no Japão. Diz a lenda que se alguma pessoas flagrar um Kappa roubando algum cavalo ou animal doméstico, o Kappa tende a se mostrar vulnerável e assustado, basta cumprimentar lo da forma tradicional japonesa (com o famoso inclinar do corpo) e o Kappa se mostra impelido a fazer o mesmo (os Kappas são conhecidos pela sua obsessão com a cordialidade e a educação, apesar de sua maldade). Neste momento a cuia que conserva a água do rio em sua cabeça cai, sem essa água do rio, o Kappa perde temporariamente seus poderes se tornando assim vulnerável. Alguns dizem que o Kappa pode ficar tão vulnerável nesse momento que poderiam apresentar paralisia total do corpo, situação essa que só mudaria a partir do momento em que sua cabeça fosse cheia novamente com a água do rio onde a criatura faz seus covil. Os Kappas também podem ser expulsos ou repelidos devido a sua aversão à diversas tipos de materiais, tais como o ferro, o  gergelim e o gengibre.
Embora os Kappas sejam geralmente considerados criaturas malévolas , eles também podem ser amigáveis ​​com os humanos. Em alguns lugares, as pessoas oferecem comida aos Kappas com a esperança de que as criaturas não façam nenhum mau ou os machuquem. Em outros casos, é para apaziguá-los e solicitar a execução de tarefas, como a irrigação de terras agrícolas. Os Kappas também são conhecidos por suas habilidades especiais e profundo conhecimento da medicina, conhecido apenas pelos yokai . De acordo com a lenda japonesa, foram os Kappas que ensinaram aos humanos a arte do sekkotsu (colocação de ossos).


Tatuagem de Kappa como de costume no Japão se tatua na parte de cima do pe como uma espécie de amuleto contra os seres do maus que vivem nos rios.

Mas apesar de toda a maldade atribuída aos Kappas, uma vez que algum humano tenha conquistado sua amizade, essas criaturas não medem esforços para auxiliar seus amigos. Suas ajudas mais comuns são empregadas na irrigação das terras e na ajuda com a pesca farta de peixes. É relacionado também a esses seres um elevado conhecimento da medicina, sendo atribuído a eles o conhecimento humano da fixação de ossos fraturados. 
Devido a esse outro lado do Kappa, muitos santuários são dedicados a adoração particular dessas criaturas tão misteriosas.

Inscreva se no meu canal do YouTube onde eu posto conteúdo sobre varias historias e significado da tatuagem e a cultura oriental. deixe também seus comentários e sugestões sobre novos conteúdos que você quer ver nos próximos vídeos, deixe seu like o link para o canal esta aqui abaixo.

https://www.youtube.com/user/shimadatattoo

Dica de Viagem, Parque de Tsujikawayama

Bolhas subindo na superfície da lagoa. Eventualmente, um kappa vermelho com uma bola de nádega apareceu. Centenas de pessoas visitam o Parque Tsujikawayama na cidade de Fukusaki, província de Hyogo, nos finais de semana para ver este kappa, e ele está lotado.

O kappa se esconde sob a superfície da água em cerca de 5 segundos quando aparece, mas o impacto de sua aparência aterrorizante é suficiente para fazer a criança começar a chorar: “Estou com medo.”

 Na verdade, a cidade é o local de nascimento de Kunio Yanagita, um estudioso do folclore que colecionou as tradições do Kappa. A cidade de Fukusaki na província de Hyogo investiu de ienes com o motivo do Kappa que aparece na autobiografia de Yanagida “Hometown Seventy Years”. A própria equipe trabalhou na modelagem, dizendo: “Falar-se-ão de pessoas assustadoras”, e isso se tornou um “kappa de reunião de clientes” como pretendido.

No parque Tsujikawayama os kappas mecânicos que emergem das águas de um pequeno lago a cada 30 minutos das 9hs às 18hs15min. eles foram instalado em 2014.

Muitos pessoas tem visitado o parque Tsujikawayama em Hyogo para ver os Kappa, Algumas crianças ficam com medo e começam a chorar com medo destas criaturas.

Muitos monstrinhos vivem no parque.

O lugar e uma ótima opção para quem quer ver de perto os Yokais famosos das histórias japonesas.

Você pode sentar ao lado desse senho Tengu fazer fotos juntos com seu amigos.

Pode fazer uma sua selfie junto com esse Oni em tamanho real e postar em suas redes sociais.

Tsujikawayama Park

辻川山公園

Nishitawara, Fukusaki, Kanzaki District, Hyogo 679-2204, Japan

● Parque Tsujikawayama → Nishidahara, cidade de Fukusaki (lado norte de Mochimuginoyakata) / Aproximadamente 5 minutos de carro sao 1.9 km desde a estação de trem de JR Fukusaki, As tarifas de táxi no Japão são oficialmente definidas pelas cidades ou distritos. … 2,00 km ): ¥ 730,00.

● Estação JR Fukusaki → 302-11 Fukuda, cidade de Fukusaki / Aproximadamente 30 minutos pela Linha Harita da Estação JR Himeji

Link para o site do parque http://www.town.fukusaki.hyogo.jp/

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Descubra mais sobre Toshio Shimada

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading