Toshio Shimada

MANEKI NEKO: O GATO DA SORTE JAPONÊS TATUAGENS JAPONESA

O Maneki Neko, também conhecido como gato da sorte, é um amuleto tradicional que se tornou um símbolo popular no Japão e em várias partes do mundo. Com sua pata levantada em um gesto convidativo, esse amuleto é considerado um chamado para a boa sorte, prosperidade e fortuna. Embora haja várias versões e histórias sobre sua origem, a mais relevante e amplamente aceita remonta ao período Edo (1603-1868).

Origem e Significado

A história mais conhecida do Maneki Neko tem início no século XVII, no bairro de Setagaya, em Tóquio. Diz-se que havia um pequeno templo modesto chamado Gotoku-ji, onde vivia um sacerdote. O sacerdote tinha um gato de estimação chamado Tama.

Em um dia chuvoso, durante o período do xogunato Tokugawa, Keitai estava sentado em seu templo quando avistou uma pessoa se abrigando debaixo de uma árvore, era um bem sucedido comerciante do bairro. Dentro do templo estava um gato acenando para ele, o gato com a pata levantada parecia acenar para chamando ele para dentro do templo. Intrigado pela cena incomum, ele se aproximou e, no mesmo instante, um raio caiu no lugar onde ele estiva sentado antes destruindo a arvore.

Grato por esse gato ter salvo sua vida, o senhor decidiu retribuir a generosidade do gato e do templo. Ele pediu para contruir uma estatua do gato feita de ouro e acabou se tornando um patrocinador do templo de Gotoku-ji e ajudou a melhorar suas condições financeiras. Após a morte do gato Tama, o templo construiu um santuário em sua homenagem, onde foi enterrado. Assim, o Maneki Neko passou a ser venerado como um símbolo de boa sorte e proteção.

Templo Gotokuji Tokyo Japão: Local de nascimento do gato Maneki-neko

Simbolismo e Variações

O Maneki Neko é um gato de cerâmica ou porcelana com uma pata levantada para cima, acenando para chamar a atenção. A cor tradicionalmente dele é o branco, mas hoje em dia é comum encontrar amuletos em diversas cores e estilos desse felino. Cada variação carrega um significado único:

  1. Branco: representa a pureza e a positividade geral;
  2. Preto: afasta os maus espíritos e proporciona proteção;
  3. Dourado: simboliza riqueza e prosperidade;
  4. Tricolor: uma combinação de cores (branco, preto e laranja) que representa sorte geral, segurança e prosperidade nos negócios.

Além disso, o Maneki Neko suas características, cada um com seu próprio simbolismo:

  1. Coleira vermelha: oferece proteção contra o mal;
  2. Moeda: atrai riqueza e fortuna;
  3. Sininho: que traz a felicidade e boa sorte;
  4. Peixe: simboliza abundância e prosperidade;
  5. A pata para cima : representa sucesso e realização de desejos.

Popularidade e Uso Atual

O Maneki Neko ganhou grande popularidade no Japão e se espalhou para outras partes do mundo ao longo dos anos. Em todo o Japão é comum encontrar esses amuletos em lojas, restaurantes, casas e até mesmo em escritórios como um símbolo de sorte e prosperidade.

No Japão, o Maneki Neko é sempre colocado na entrada dos estabelecimentos comerciais, como lojas e restaurantes, como um convite para os clientes entrarem e gastarem dinheiro. Muitas pessoas também mantêm um Maneki Neko em casa como um talismã de boa sorte.

O Maneki Neko continua sendo um símbolo icônico e querido, representando os desejos de sorte, fortuna e prosperidade. Seja como um adorno decorativo ou como um amuleto pessoal, o gato da sorte japonês continua a encantar e atrair pessoas em todo o mundo.

Tatuagem: popularidade como um amuleto da sorte

Além de sua popularidade como um amuleto da sorte, o Maneki Neko também se tornou uma fonte de inspiração para tatuagens em todo o mundo. Amantes dessa figura encantadora muitas vezes optam por tatuar a imagem do Maneki Neko em seus corpos como uma forma de expressar sua afinidade com a cultura japonesa e sua crença na boa sorte.

No entanto, é interessante observar que, no Japão, não é tão comum os japoneses tatuarem a imagem do Maneki Neko em seus próprio corpos. Tradicionalmente, o Maneki Neko é visto como um objeto de decoração e sorte, mas não é necessariamente associado à prática de tatuagem na cultura japonesa.

A cultura da tatuagem no Japão tem suas próprias raízes e tradições, como a arte do irezumi (tatuagem), que remonta a séculos atrás. Geralmente, os japoneses que optam por tatuagens se inspiram em temas como dragões, flores de cerejeira, koi fish (peixes coloridos) e outros personagens e elementos do folclore e da arte japonesa.

No entanto, com a disseminação global da cultura japonesa e o interesse crescente no Maneki Neko, é compreensível que pessoas de outras partes do mundo, especialmente os amantes da cultura japonesa, escolham tatuar a imagem do Maneki Neko como uma forma de expressão pessoal.

Essas tatuagens muitas vezes capturam a essência do Maneki Neko, incorporando detalhes como a pata levantada, expressões faciais adoráveis e cores vibrantes. As tatuagens do Maneki Neko podem variar em tamanho e estilo, desde designs pequenos e discretos até tatuagens mais elaboradas que cobrem uma área maior do corpo.

Para os entusiastas do Maneki Neko que decidem fazer uma tatuagem, essa escolha representa uma conexão pessoal com a sorte, fortuna e proteção que o amuleto tradicionalmente simboliza. É uma forma de levar consigo esses desejos positivos em todos os momentos.

Portanto, enquanto no Japão as tatuagens do Maneki Neko podem não ser tão comuns entre os japoneses locais, a figura do gato da sorte tem inspirado pessoas ao redor do mundo a incorporá-la em sua arte corporal como uma expressão de admiração pela cultura japonesa e como um lembrete constante de boa sorte e fortuna.


My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Toshio Shimada

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading