Toshio Shimada

BAKU: O DEVORADOR DE SONHOS E PESADELOS DA TATUAGEM JAPONESA

No folclore japonês, Baku (獏 ou 貘) são yokais muito conhecido como “Devorador de Sonhos e pesadelos”, é uma criatura lendária da mitologia chinesa que ganhou popularidade no Japão. Embora tenha uma forma que lembra um pouco uma anta, na verdade sua aparência é uma mistura de várias partes de diferentes animais, como elefante, tigre, urso e rinoceronte.

Acredita-se que a aparência do Baku tenha sido influenciada por esses animais, que eram considerados auspiciosos e protetores na cultura japonesa. A anta, por sua vez, é um animal que também tem uma forte presença na mitologia e cultura japonesa, sendo associado à força, coragem e longevidade.

No entanto, a semelhança física entre o Baku e a anta pode ser uma questão de interpretação pessoal. Embora ambos tenham uma aparência robusta e poderosa, suas características físicas e comportamentais são bem diferentes. O Baku é considerado um ser espiritual, que tem a capacidade de devorar pesadelos e proteger as pessoas enquanto dormem, enquanto a anta é um animal terrestre, que vive em florestas e tem hábitos diurnos.

As Origens do devorador de sonhos.

A origem vem da China antiga, que descreve esse ser como um animal semelhante a um bode com de caudas longas, grandes orelhas e olhos que se acende como fogo. Baku, este mito foi levado para o Japão por volta do século XIV, a partir daí, a descrição da besta foi mudando ao longo do tempo. Geralmente é descrita como uma curiosa criatura com o tronco e as presas de um elefante, olhos de rinoceronte, a cauda de uma vaca, e as patas de um tigre. Assim como um documento do período Edo (1603-1868) que diz: “Nas montanhas do sul do Japão, vive uma besta. Ele tem uma tromba de elefante, os olhos de um rinoceronte, um rabo de boi, e as patas de um tigre. Seu corpo é amarelo e preto, e é chamado de Mò (na China). Dormindo sobre sua pele pode-se afastar as peste. Um homem deve fazer um esboço do Mo, a fim de ser protegido do mal”. No reino dos sonhos, o Baku é um espírito benevolente que protege as pessoas contra os terrores dos pesadelos. A imagem da criatura, quando colocada como ornamentos nas camas, é considerada benéfica e era usual pintá-las com tinta dourada nos travesseiros da nobreza. Imagens e talismãs do Baku também são comumente colocados sob o travesseiro para afastar os maus sonhos e maus presságios. Pessoas que acordam após um pesadelo podem pedir a ajuda do Baku, repetindo três vezes: “Dou o meu sonho para o bom Baku comer”. Imagens de Baku também são frequentemente colocadas sob o beiral de templos e santuários japoneses para afastar os maus espíritos, assim como as imagens de outro ser lendário o shishi (leão) e também do dragão. Todos os três são considerados protetores em templos budistas e santuários xintoístas. Também é comum pintar seu ideograma sob o casco ou vela do “Barco do Tesouro dos Sete Deuses da Sorte do Japão”, e orientar as crianças a mantê-los sob seus travesseiros no primeiro dia do ano como símbolo de bom agouro.

Digital Capture

Como o Baku se tornou popular em tatuagens no Japão e em outras partes do mundo?

A figura do Baku se tornou muito popular na tatuagem japonesa por ser um símbolo de proteção contra pesadelos e maus sonhos. Na cultura japonesa, acredita-se que o Baku é capaz de devorar sonhos ruins e, por isso, é frequentemente associado a uma figura protetora.

Na tradição da tatuagem japonesa, é comum utilizar imagens de criaturas míticas e lendárias, como o Baku, para transmitir significados e simbolismos. A tatuagem japonesa é uma forma de arte que tem uma longa história no Japão e, por isso, a figura do Baku tornou-se um elemento importante na composição de muitas tatuagens.

Além disso, a popularidade do Baku na tatuagem japonesa também se deve à sua aparência impressionante e imponente, que faz dele um elemento visualmente impactante em uma tatuagem.

Hoje em dia, a tatuagem japonesa se tornou popular em todo o mundo, e o Baku continua a ser uma figura importante e simbólica nas tatuagens de estilo japonês, tanto para aqueles que buscam sua proteção quanto para aqueles que simplesmente apreciam sua imagem poderosa e icônica.

My name is Toshio Shimada and I’m a tattoo artist. I was born in Brazil and I now live in Japan. My parents in of European and Japanese in origin. I started tattooing in Brazil with my father in 1985. In 1994 I opened my own studio in Japan. My style of tattoo is called Wabori (Japanese style) and also Tebori style that uses bamboo sticks bundled together forming many needles at the top. I use my own Tebori too for some events. My tattoo drawings of demons and dragons have many stories. As tattoo artists in Japan we work in groups. Due to the strong sense of community in the Japanese culture. also I work with another artist from different country . I worked in Gunma prefecture, north of Tokyo for several years and now Yuuji Motegi is working there. I have a studio in Tokyo Shibuya, where I do my work when I'm in Japan. I work mostly in traditional Japanese styles, sometimes the old school “sailors tattoo” style. I have worked in various places around the world. Some of these places include Rome, Lisbon, Valencia, Barcelona, Ibiza, Madrid, New York, Miami, Bangkok London and Leeds UK. Sometimes I work in Los Angeles doing private tattooing and working on new designs. I enjoy participating in various tattoo conventions all around the world. I am interested any opportnities which may come along. 島田俊夫  私は日本人とブラジル人のハーフです。 1985年から父の店にてプロの彫師としてのキャリアをスタートしました。 1994年に群馬県大泉町に、2001年に東京都渋谷区に店をオープンしました。 これまでにイタリア、スペイン、ロサンゼルス、ニュウーヨーク.......等さまざまな国を訪れいろんな国際タトゥーコンベンショんに  参加してきました。 現在は東京都渋谷区に籍を置き、和彫りを中心に活動を行っております。

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Toshio Shimada

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading